Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Carros & Motos

12 anos

Menina explica como funciona um dragster

Foto: Divulgação

Menina explica como funciona um dragster
Uma menina de 12 anos está fazendo sucesso no país como uma talentosa piloto de arrancadas. A paulista Isabela Camporeze Porte é a primeira garota a acelerar um dragster no Brasil.


A bordo do bólido projetado especialmente para crianças, Isabela explica que consegue atingir uma velocidade final superior a 100 km/h em uma arrancada de 200 metros em menos de dez segundos. "Ao final da corrida, um paraquedas se abre para ajudar a frear o veículo", diz.

Medo? Perigo? Isabele garante que é tudo muito seguro. “Uso cinto de segurança com cinco pontas, macacão anti-chamas, pescoceira, capacete, luvas e bota de corrida", explica. “Eu adoro velocidade. Quando saio da pista já quero entrar novamente",

Sucesso nos Estados Unidos, o dragster é um tipo de veículo leve com motores extremamente potentes, especialmente projetados para provas de arrancadas em retas de 400 metros de extensão. No caso de Isabela, que participa da categoria júnior, a prova é disputada uma pista menor. Os veículos também são menores e mais leves (pesam 100 kg) e levam um motor Honda de 13 cavalos de potência. O dragster júnior custa cerca de R$ 20 mil e tem quatro metros de comprimento, bem menor que os veículos profissionais,de 6,8 metros, capazes de correr a mais de 400 km/h.

Isabela vem de uma família de pilotos. O pai e o irmão também participam de provas de arrancadas. A mãe disputava corridas com Opala em Interlagos. A velocidade está no sangue. “É mais seguro ela andar de dragster do que de kart”, afirma Agnaldo Renol Porte, pai de Isabela. “Temos até crianças menores, de 5 a 6 anos, andando de dragster no Brasil. Além disso, Isabela só anda em pistas credenciadas que contam com todo o sistema de segurança.”

A menina não se intimidou quando foi convidada para fazer seu batismo no dragster no final do ano passado no meio dos meninos. Recentemente, bateu o recorde da pista de 200 metros do Velopark, no Rio Grande do Sul, com 106 km/h em 200 metros, baixando a marca de 13 segundos para 10,4 segundos. Para correr nos grandes dragsters, Isabela vai ter de esperar completar 18 anos e tirar carteira de habilitação.

A família acompanha a menina em todas as provas. Neste fim de semana, Isabela vai acelerar no Autódromo Internacional de Curitiba, em São José dos Pinhais (PR). “Daqui a alguns anos ela não vai mais caber no carro júnior e terá de ficar alguns anos sem correr”, diz o pai. Segundo ele, quando isso acontecer, Isabela vai fazer cursos de pilotagem nos Estados Unidos para aprender a correr nos grandes bólidos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet