Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

perigo

Aumento das chuvas provoca surgimento de animais peçonhentos

Foto: Reprodução/Ilustração

Aumento das chuvas provoca surgimento de animais peçonhentos
Com o aumento das chuvas a prefeitura de Cuiabá enviou um alerta à população sobre o aumento de animais peçonhentos. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), é nesse período que ocorrem os alagamentos dos habitat desses animais e é nesse momento que eles buscam lugares secos e aparecem nos quintais e até mesmo dentro das residências.


Algumas medidas podem ser tomadas para evitar acidentes com esses animais. A Gerente do Núcleo de Apoio em Vigilância em Saúde Ambiental, Márcia Brito, explica que em casos de ataques a vítima deve ser levada, com urgência, para uma unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Ex-presidente do plano MT Saúde tem bens bloqueados pela Justiça

Prefeitura quer abrir até 20 unidades de saúde em bairros de Cuiabá em 2013

“Se alguém for picado, por uma serpente, escorpião ou aranhas, não deve amarrar ou tentar sugar o veneno no local da picada, nem cortar, aplicar borra de café, sabão, fumo ou fazer qualquer outro tipo de intervenção sem fundamento, que pode ocasionar contaminação, necrose, amputações e até mesmo a morte da vítima. Em hipótese alguma se deve oferecer qualquer tipo de medicamentos, via oral, e/ou bebidas que contenham álcool”, disse ela.

Entre o período de 1º de janeiro à 13 de novembro de 2012, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) registrou 1.634 casos de ataques de animais peçonhentos, desse total, 894 foram de serpentes, 112 de aranhas, 580 notificações de ataques por escorpião,13 com lagartas e 35 por abelhas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet