Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Cidades

NOS MOLDES DAS UPPs

Polícia ocupa cracolândia em MT para processo de pacificação

O bairro Vila Canaã, considerado a “cracolândia” de Rondonópolis foi o primeiro a receber ações do Programa de Polícia Interativa (PPI), projeto...

19 Fev 2013 - 11:20

De Rondonópolis - Giselle Saldanha - Olhar Direto/Agência Pauta Pronta

Foto: Ailton Lima - NMT

Polícia ocupa cracolândia em MT para processo de pacificação
O bairro Vila Canaã, considerado a “cracolândia” de Rondonópolis foi o primeiro a receber ações do Programa de Polícia Interativa (PPI), projeto lançado na manhã de hoje (19) e que vai percorrer comunidades apresentam alto índice de criminalidade na cidade.


Juiz manda interditar cadeia pública de Campo Novo; presos eram obrigados a defecar em sacolas

De acordo com o comandante da PM, Major Sandro Barbosa, o programa tem os moldes das UPP’s (Unidades de Polícia Pacificadoras) do Rio de Janeiro e atende a uma diretriz do Plano Nacional de Segurança Pública que aproxima a polícia da população e busca diminuir crimes. “Com a presença da polícia a comunidade se sente mais segura e os bandidos coibidos”, explicou.

Na Canaã, a ação de hoje iniciou pela manhã com o cumprimento de seis mandados de prisão. Em duas casas foram apreendidos cerca de R$ 15 mil em dinheiro, drogas e armas. Três pessoas foram presas. Todas as entradas e saídas do bairro estão sendo monitoradas pelos policiais. “A atuação aqui não tem dia e nem hora para acabar”, disse o Major. Segundo ele, até as atividades físicas dos PMs serão realizadas dentro da comunidade.

Uma operação paralela foi montada no centro da cidade para conter o efeito colateral da ação. Segundo Major Sandro, com a ocupação do bairro, uma “mancha” de usuários de drogas e mendigos é deslocada para o centro e lá os membros do programa estão prontos para abordagem pacífica. “Além dos policiais, nós temos lá assistentes sociais e psicólogas que podem orientar essas pessoas. Será feito até mesmo a internação compulsória de dependentes. Essa é uma das séries de ações que serão realizadas durante a pacificação”, explicou.

O projeto também tem entre seus objetivos promover uma maior articulação entre as diferentes forças de segurança como a Polícia Civil e 18º Grupo de Artilharia de Campanha, além da sociedade em geral. A implantação da PPI deve ocorrer mensalmente em outros bairros da cidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet