Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Política BR

PSOL ameaça acionar Sarney no Conselho de Ética se não houver "limpeza" no Senado

O PSOL estuda ingressar com representação no Conselho de Ética do Senado contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), se o peemedebista não acatar sugestões apresentadas pelos parlamentares para limpar a imagem da instituição, mergulhada em uma série de denúncias. O partido também promete representar no conselho contra os parlamentares envolvidos na edição de atos secretos no Senado se ficar comprovada a participação de senadores no episódio.


"Se a Mesa Diretora [do Senado] não tomar as providências no sentido de realizar profunda investigação sobre as denúncias que envolvem o Senado, o PSOL avalia a possibilidade de fazer representação contra membros da Mesa e até outros senadores que dentre os fatos denunciados se identifique alguma responsabilidade", disse o senador José Nery (PSOL-PA).

O PSOL cobra que Sarney crie uma comissão especial na Casa para investigar a edição dos atos secretos e outras irregularidades encontradas na instituição, entre outras medidas. As propostas do partido não têm relação com as sugestões encaminhadas a Sarney por um grupo de 20 senadores --que apresentaram documentos com medidas que têm o objetivo de "limpar" a imagem do Senado.

"A medida fundamental que a Mesa pode tomar é a formação de uma comissão especial de investigação para apurar todas as denúncias envolvendo contratos superfaturados, de empresas terceirizadas, atos secretos. Se a Mesa se dispuser a fazer comissão, nós achamos importante esse passo para depois virem medidas saneadoras", disse Nery.

O senador, único representante do PSOL no Senado, disse que o partido vai esperar até a semana que vem antes de decidir se encaminhará representação contra Sarney e outros parlamentares ao Conselho de Ética. "Nós sugerimos que as medidas sejam adotadas até a próxima semana. Após isso, examinaremos outros procedimentos que adotaremos sobre essas denúncias."

Reunião

Sarney vai se reunir com integrantes da Mesa na terça-feira para discutir mudanças na instituição. Um grupo de 20 senadores encaminhou uma lista de oito sugestões ao presidente do Senado com o objetivo de fazer uma espécie de "limpeza" na Casa para melhorar a imagem do Senado junto à opinião pública.

O peemedebista prometeu acatar parte das sugestões, mas manteve silêncio sobre a proposta de demissão do diretor-geral do Senado, Alexandre Gazineo, e sobre a possibilidade do plenário passar a referendar a indicação do diretor-geral feita pelo presidente da Casa.

Sarney disse que vai analisar as sugestões até terça-feira, quando a Mesa Diretora da Casa se reúne para discutir as medidas. O senador prometeu punir com "severidade" os envolvidos no escândalo dos atos secretos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet