Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Política BR

PT de SP monta comissão para evitar crises e vai apresentar candidato a aliados; Ciro continua no páreo

Com a tentativa de evitar crises internas faltando pouco mais de um ano para as eleições de 2010, o PT paulista decidiu montar uma comissão especial para debater a sucessão ao governo do Estado. Em reunião de hoje da Executiva Nacional, o legenda escalou caciques para unificar o discurso.


Por enquanto, a decisão do grupo é apresentar candidato próprio aos partidos aliados sem descartar os nomes apresentados por eles, o que inclui a candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB).

Para evitar declarações de membros do PT que fujam ao controle do partido, a legenda escalou caciques em todas as esferas para produzir um discurso oficial que iniba declarações dissonantes de outros membros da sigla.

A partir de agora, quem decide os rumos das eleições estaduais no PT são o senador Aloizio Mercadante, o deputado federal Cândido Vaccarezza, o deputado estadual Rui Falcão, o presidente nacional do partido, Ricardo Berzoini, e o presidente estadual, Edinho Silva.

Candidato próprio

A primeira safra das decisões será quanto ao candidato do PT. A comissão preferiu não descartar a hipótese de Ciro, mas esfriar o assunto ao dizer que vai ratificar a resolução do partido e apresentar candidato próprio aos aliados. "O PT vai construir um nome a ser apresentado para nossos partidos aliados", afirmou Edinho Silva.

A decisão, no entanto, não coloca um ponto final na discussão em torno da candidatura Ciro Gomes. A expectativa é de que as outras siglas da aliança apresentem seus nomes. "A construção de candidatura própria não significa que não queremos conversar com o Ciro e com o PSB", afirmou Edinho. "Vamos fazer todo o esforço para construir uma ampla aliança em São Paulo e um palanque muito forte para a [candidatura à Presidência da] ministra Dilma [Rousseff (Casa Civil)]."

A comissão pretende apresentar o nome aos aliados já no começo de julho, quando o ritmo dos acordos deve aumentar. "Amanhã vou conversar com os membros da comissão para fazer um calendário de negociações", afirmou Edinho.

Nomes


Na semana passada, o líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), afirmou que o PT tem grandes nomes para a disputa ao governo de São Paulo e descartou concorrer à vaga em 2010.

"O PT tem grandes nomes, como o do Emídio [de Souza, prefeito de Osasco], [Eduardo] Suplicy, Marta [Suplicy], Fernando Haddad [ministro da Educação] e [Antonio] Palocci. Eu não, vou ser candidato ao Senado", disse ele no 11º Congresso dos Metalúrgicos de São Paulo.

"O importante é formar um bloco de partidos", afirmou hoje Vaccarezza. "Meu nome, por exemplo, é o do Emídio."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet