Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Brasil

h1n1

Casos de gripe suína no Brasil chegam a 240, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde confirmou nesta segunda-feira mais 25 novos casos de gripe suína--como é chamada a gripe A (H1N1)-- o que aumenta para 240 o número de infectados no Brasil.

O Ministério da Saúde confirmou nesta segunda-feira mais 25 novos casos de gripe suína--como é chamada a gripe A (H1N1)-- o que aumenta para 240 o número de infectados no Brasil.


Os novos casos estão em São Paulo (15), Espírito Santo (3), Santa Catarina (3), Distrito Federal (2), Maranhão (um) e Minas Gerais (um). Segundo o ministério, todos os pacientes passam bem.

Em todos os casos, equipes da Vigilância Sanitária local fazem busca ativa e monitoramento de todas as pessoas que estabeleceram contato próximo com esses pacientes.

Outros 159 casos suspeitos são acompanhados pelo ministério. Secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial. Além disso, 592 casos foram descartados.

Até hoje, do total de casos confirmados, o país tem 16 casos autóctones (quando a transmissão ocorre dentro do território nacional). Todos esses casos têm vínculos com pacientes procedentes do exterior.

O Ministério da Saúde considera que, até o momento, a transmissão no Brasil é limitada, sem evidências de sustentabilidade da transmissão do vírus de pessoa a pessoa. Outros 14 casos estão em investigação.

Sem aulas

Três escolas de São Paulo decidiram antecipar as férias dos alunos por causa da gripe suína. Hoje, o Colégio Palmares, localizado em Pinheiros (zona oeste), anunciou que as férias marcadas para 30 de junho foram antecipas e já amanhã nenhuma classe terá aulas.

A decisão, segundo a escola, foi tomada após a mãe de um dos alunos da 8ª série ter informado que seu filho havia sido contaminado pela nova gripe em uma viagem para Buenos Aires, na Argentina. Todos os pais já foram informados.

Ontem (21), o Colégio Magno, localizado no Jardim Marajoara (zona sul) anunciou a antecipação das férias após dois alunos apresentarem sintomas da gripe. Na sexta-feira (19), a escola Pueri Domus (zona sul) também já havia anunciado a antecipação do recesso escolar após dois alunos também apresentarem sintomas da doença.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet