Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Cidades

ainda falta

Frota do SAMU será renovada, mas falta socorristas para atender as ocorrências

Foto: Reprodução

Frota do SAMU será renovada, mas falta socorristas para atender as ocorrências
Depois de ameaçarem greve, os plantonistas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) são contemplados com dez novas ambulâncias, tendo a frota totalmente renovada. Os veículos chegaram à Cuiabá na próxima segunda-feira (14), porém, os socoristas queixam-se do baixo efetivo.


SAMU deve parar esta semana com fim de contrato dos médicos

Homem é esfaqueado e Samu manda populares levarem vítima a hospital

A nova frota foi resultado de um acordo firmado em abril entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a os trabalhadores da unidade, momento em que os socoristas haviam agendado o início da greve.

Apesar da conquista, ainda faltam solicitações a serem atendidas. Dentre elas está a realização de concurso público como lembrou o diretor de Comunicação Social, e, também socorrista do SAMU, Jaime Alves Carvalho. “O governo não quer gastar, é indispensável à contratação de pessoal, mas o estado não realiza concursos públicos alegando não ter dinheiro”, reclamou.

De acordo com Jaime Carvalho, atualmente existem 70 socorristas atuando no SAMU. Atuando diretamente com as ocorrências do serviço em Várzea Grande, o socorrista relata que os trabalhos atualmente são estressantes e difíceis. “O tempo de resposta aumentou e com baixo efetivo complica o atendimento”.

Para o socorrista, as novas ambulâncias vêm em boa hora, uma vez que as atuais estão desgastadas. “O SAMU não para é 24 horas, quando um plantão acaba outro assume, os carros não param. Por isso é preciso uma manutenção constante nos veículos”, explicou ao recortar do fato de que as unidades ficaram sem vistoria devido o fim do contrato com a empresa que prestava serviço.

Outra reclamação dos socorristas do serviço está à inércia do governador, Silval Barbosa, diante do pedido de aumentar a carga horária. “Existem funcionários que querem passar de 30h para 40h, porém o governo não faz a mudança”, lamentou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet