Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

demandas da educação

Mais de10 mil crianças estão fora das creches em Cuiabá; 300 professores estão afastados

Foto: Reprodução

Mais de10 mil crianças estão fora das creches em Cuiabá; 300 professores estão afastados
“Cerca de 300 professores estão afastados na rede e cerca de 10 mil crianças estão sem creches”, apontou vereador Allan Kardec (PT) durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (19) na Câmara. O debate é o resultado de inúmeras visitas realizadas nas 144 unidades da rede municipal. Dentre os principais gargalos encontrados ainda são problemas básico de infraestrutura e desvalorização profissional.


Comissão da Cab na Câmara inicia trabalhos e investiga denúncia
Júlio Campos defende a federalização da Educação Básica e horário integral nas escolas

A discussão ocorre em meio à série de manifestação que ocorrem em todo país. A educação é um dos itens de reivindicação dos protestos que levantam faixas revelando que o ensino é um item que vem sendo ‘esquecido’ pelos representantes.

De acordo com o parlamentar aproximadamente 40 creches estão previstas para serem construídas no município, porém metade delas já eram para estar prontas, “é preciso saber o cronogramas dessas creches, onde serão construídas, como estão as reformas das demais?”, questionou.

Alla Kardec preside a Comissão de Educação na Casa de Leis e durante as visitas nas unidades escolares identificou que um dos maiores problema está na demanda de vagas reprimidas em creches. "Mais de 10 crianças de 0 a 4 anos mais de 10 mil estão fora das salas de aula".

Quanto ao afastamento dos professores, dentre as maiores causas estão problemas com a voz devido à extensa carga horária de trabalho. “O desgastes da dupla jornada devido a baixa remuneração é uma consequência disso”.

Outro problema identificado pela comissão está a contratação de técnicos para exercerem funções de professores. “Quem cuida das crianças não são os técnicos, na verdade eles deveriam trabalhar na administração das escolas, dentro sala de aula quem atua é o professor. Porém, a prefeitura contrata os técnicos para exercer função dos professores e por ganham menos”, criticou.

Dessa forma, com base no plano municipal da educação, a intenção da audiência pública era propor melhorias para mudanças até o final do ano e para os próximos quatro anos de gestão de Mauro Mendes (PSB).
Segundo Allan, “os problemas estrutura, de cargos e carreira, permanência dos estudantes em tempo integral nas escolas são pendências que deveram ser solucionadas no decorrer desta gestão”, explicou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet