Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

PORTO CERCADO

PF estima que uma tonelada de drogas entre em MT a cada 15 dias pelo Pantanal

Foto: Ilustração/Reprodução

PF estima que uma tonelada de drogas entre em MT a cada 15 dias pelo Pantanal
A Polícia Federal, após monitoramento na região do Pantanal, constatou que de 15 em 15 dias aproximadamente uma tonelada de entorpecente entra no Brasil através de aeronaves que fazem o pouso em pistas clandestinas que existem na região. Da última vez que tentaram fazer a entrega da droga, dois traficantes morreram, sendo um boliviano que seria o copiloto do monomotor que vinha do país vizinho.


DHPP investiga feto encontrado em estado de decomposição em terreno baldio
PF e Bope matam dois traficantes e apreendem 500 kg de cocaína em fazenda


Durante a operação que resultou na apreensão de 415 kg de pasta base de cocaína e mais 770 mil dólares, que seria pago aos tripulantes do avião por terem trazidos a carga de drogas até a fazenda São Joaquim, na região do Hotel Fazenda Sesc Pantanal, que fica no Porto Cercado, após a cidade de Poconé (distante 100km de Cuiabá), os policiais fizeram o cerco em pistas clandestinas, que servem para o despache da droga que vem da Bolívia.

“De verdade nós contamos com a sorte. Tínhamos várias denuncias que drogas chegavam no Brasil através de aviões que desciam em pistas distantes da cidade. Estávamos na região desde o dia dois deste mês e um dia após a nossa chegada, juntamente com o Bope e Ciopaer, conseguimos fazer a apreensão desse entorpecente”, disse o delegado da Polícia Federal Josean Severo.

Esse carregamento apreendido foi a segunda maior apreensão no ano, perdendo apenas para a carga de 500 kg apreendida em abril deste ano, com traficante atuando no mesmo modus operandi. “Eles chegam em aviões, quase sempre vindos da Bolívia, e em menos de dois ou três minutos decolam de novo. Sendo que a descarga do entorpecente é rápida e eles recebem o dinheiro no mesmo período. Desta vez agimos rápido e conseguimos pegar até os dólares que seriam pagos pelo produto”, contou o delegado.

Segundo o major Januário Batista, comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), os traficantes estavam em quatro. Sendo que dois estavam na pista, mas um cuidando envolta e outro sinalizando para a aterrissagem do avião.

“Quando chegamos na pista e demos voz de prisão, eles revidaram e atiraram contra nossos policiais. Estavam armados com pistolas calibres ponto 40 e nove milímetros. Infelizmente tivemos que atirar e duas vidas se perderam. Um deles era o copiloto do avião e o outro era o guardador da área, que atirou primeiro. Nenhum policial se feriu e acabamos prendendo apenas um.

O piloto do avião fugiu, e nem com ajuda dos cães farejadores da Polícia Federal não conseguimos o encontrar. Mas a operação pode ser considerada bem sucedida, devido a carga e o dinheiro que prendemos”, comentou o major da tropa de elite da Polícia Militar.

A pista que aconteceu a prisão e as apreensões fica há aproximadamente 30 km do hotel. No total foram utilizados 10 policiais do Bope, 12 da Polícia Federal e sete do Ciopaer, que atuou com helicóptero e avião no transporte dos participantes da operação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet