Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Execução do pacote de obras da Copa em Cuiabá avança 2,53% em junho

Contratadas pelo governo do estado, as empreiteiras que executam o pacote de projetos de preparação de Cuiabá para a Copa de 2014 fizeram as obras avançarem apenas 2,53% ao longo do mês de junho. O número foi apontado nesta segunda-feira (5) pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em seu sexto relatório sobre o andamento dos empreendimentos na capital mato-grossense, a qual já deveria ter concluído pouco mais de 70% das intervenções até o mês de junho, de acordo com os contratos - mas que só chegou a 42,57% a menos de um ano do Mundial.


Ao longo do mês de maio, o pacote de obras teve andamento de 1,6%, segundo o relatório lançado à época pelo TCE.

O percentual de execução diz respeito ao cumprimento das ações referentes a todas as obras do conjunto lançado pelo governo estadual, inclusive a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a mais complexa e cara de todas as intervenções na Grande Cuiabá. Embora não seja uma exigência da Federação Internacional de Futebol (Fifa), a construção do modal de transporte é anunciada pelo governo como um compromisso para 2014.

“O ritmo atual de execução dos serviços precisa ser incrementado para a maioria das obras”, alertou o TCE em seu relatório, disponível para consulta no próprio site da instituição. Mais uma vez, o documento cobrou do governo estadual adequações nos cronogramas das obras e intensificação dos trabalhos de modo a compensar os atrasos constatados em 16 dos 27 projetos do pacote da Copa.

E, dentre estes 16 empreendimentos com execução atrasada, encontram-se o VLT e quatro outros projetos que chamam atenção pela defasagem no andamento: a construção da Trincheira Jurumirim (atraso de 180 a 210 dias, segundo o TCE); a construção do Centro Oficial de Treinamento Barra do Pari (210 a 240 dias de atraso); as restaurações do asfalto nas ruas do entorno do estádio Arena Pantanal (de 150 a 180 dias); e a revitalização do Córrego Mané Pinto (de 150 a 180 dias).

Arena
Apontada como obra atrasada em até 60 dias, a construção da Arena Pantanal já ultrapassou a barreira dos 80% de conclusão, segundo o relatório do TCE. Conforme o contrato assinado com o consórcio vencedor da licitação, as obras já deveriam ter executado 86,1% do projeto do estádio.

Aeroporto
Por sua vez, a reforma e a ampliação do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), estão defasadas em mais de 30%, diz o TCE. Isso porque as obras atingiram, até junho, 13,01% de conclusão; pelo contrato, este total já deveria consistir em pelo menos 43,16%.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet