Olhar Direto

Terça-feira, 28 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Percival recebe empresários da construção para tratar de trânsito de carretas no centro

Ao lado do secretário de Transportes e Trânsito do município, Argemiro Ferreira, o prefeito Percival Muniz ouviu vários empresários das maiores lojas de materiais de construção de Rondonópolis, no fim da manhã desta quarta-feira (7). Na pauta do encontro na prefeitura estava a situação envolvendo a proibição do trânsito de carretas no centro.


Segundo os empresários, a impossibilidade de receber as mercadorias das 6 às 18 horas tem dificultado o cotidiano administrativo de suas lojas e que a obrigação de receber os produtos em momento noturno tem agregado um custo considerável, pelo fato de terem de pagar funcionários para ficarem de plantão para receber os caminhoneiros.

Percival entendeu o apelo, mas garantiu que a lei municipal, que entrou em vigor em 2011, de autoria do vereador Adonias Fernandes, em consonância com o Código de Trânsito Brasileiro não permite que os caminhões de carga pesada impliquem na desorganização do trânsito em área urbana.

O gestor então propôs uma medida paliativa, enquanto os empresários não se organizem e montem um centro específico para estas descargas. “Vamos determinar uma rota alternativa e em horários específicos para liberar aqueles caminhoneiros que têm nota e que vão efetivamente entrar no centro para descarregar. Mas vamos continuar coibindo que caminhões, por exemplo, venham de Primavera do Leste e usem o centro da cidade para ter acesso a BR”, falou o prefeito.

Portanto, Percival reforçou aos empresários que esta medida é provisória e que eles terão de se organizar e construir um grande centro de distribuição. “Talvez no Anel Viário, para concentrar lá as descargas e seguir para o abastecimento das lojas em caminhões menores. Os grandes empresários têm condições de construir este espaço e os pequenos se juntem e façam. Não adianta fugir, temos de enfrentar o problema. O asfalto do interior da cidade é para aguentar 20 toneladas, não estes caminhões de mais de 50 que vemos por aí”, explicou o prefeito.

A reunião foi um pedido dos empresários principalmente pelo alto índice de multas que a Secretaria de Trânsito e Transporte – Setrat tem aplicado, aos condutores de caminhões, que ainda insistem em circular pelo centro da cidade e dificultam a trafegabilidade.

“Colocamos placas nas principais portas de entrada da cidade. Sentimos que as placas não eram suficientes e a fiscalização teve então de ser intensificada. Existem hoje 30 agentes fazendo a fiscalização. Não conseguimos fazer a cidade toda, mas estão sendo feitas muitas notificações”, contou Argemiro Ferreira – secretário de Trânsito. Argemiro ainda fez questão de deixar claro aos empresários que nenhum agente ganha mais por multar. “Esta informação não é verdadeira. Eles recebem produtividade, mas é por uma série de itens e serviços que cumprem. Não ganham mais por notificar mais”, esclareceu.

Por fim, os vereadores presentes Aristóteles Cadidé e Elton Mazzette se prontificaram em fazer uma adequação na lei municipal e estender o limite máximo de 12 toneladas para próximo de 20, o que legalizaria o tráfego de caminhões truck para o transporte de mercadorias.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet