Olhar Direto

Sábado, 25 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Defesa Civil alerta população para previsão de baixa umidade

Com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET de que a umidade do ar em Rondonópolis deve chegar ao índice de 20%, no período entre 15 e 16 horas, nos próximos dias, o coordenador da Defesa Civil no Município, Erimar Bezerra, orienta a população a adotar medidas para amenizar os problemas consequentes ao clima seco. Erimar alerta que a poluição causada pela fumaça de queimadas e dos carros e das indústrias, forma uma camada de névoa seca no ar que prejudica a saúde da população.


A Organização Mundial de Saúde – OMS considera o índice de 60% de umidade do ar como o ideal. Em termos simplificados, a umidade relativa do ar é a água na forma de vapor existente na atmosfera com relação ao total máximo que poderia existir na temperatura observada. Os índices mais baixos são detectados principalmente no fim do inverno e começo da primavera, principalmente no período das 12 às 16 horas.

Erimar Bezerra observa que os problemas decorrentes da baixa umidade relativa do ar são as complicações alérgicas e respiratórias, devido ao ressecamento das mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos. Outra consequência é o aumento do potencial de incêndios em pastagens florestais.

Para evitar os desconfortos e sintomas causados, aconselha o coordenador da Defesa Civil, é preciso tomar alguns cuidados no período de clima seco e baixa umidade do ar. Erimar destaca a necessidade de evitar os exercícios físicos ao ar livre, entre 11 e 15 horas; umidificar ambientes fechados com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e com o ato de molhar jardins. As pessoas devem evitar também a exposição ao sol e sempre que possível permanecer em áreas bem arborizadas.

Para a hidratação do corpo é necessário consumir água, água de coco e sucos naturais à vontade. Erimar alerta que banhos com água muito quente ressecam ainda mais a pele. Nos casos de problemas respiratórios, o ideal é consultar um médico especialista.
Os incêndios registrados em áreas de vegetação e terrenos baldios devem ser comunicados ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, à Secretaria de Meio Ambiente do Município – Semma – (66) 3411.5108 e à Defesa Civil (66) 9655.8484.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet