Olhar Direto

Domingo, 26 de maio de 2024

Notícias | Cidades

pacote transporte

Grupo organiza manifesto para pressionar a derrubada dos vetos do transporte público na Câmara

Foto: Olhar Direto

Grupo organiza manifesto para pressionar a derrubada dos vetos do transporte público na Câmara
Depois de conseguir fazer com que um pacote de projetos para o transporte público fosse votado e aprovado na Câmara Municipal de Cuiabá, parte da população cuiabana, sendo em sua maioria estudantes, deve volta às ruas para cobrar a derrubada dos vetos do prefeito Mauro Mendes (PSB). Uma manifestação está agendada para a próxima terça-feira (13), com concentração na praça Alencastro e caminhada até a Câmara de Vereadores.


Tempo de integração de 2h30 passa a valer a partir desta sexta-feira
Após vetos do transporte, vereador aponta desconforto entre Mauro e base aliada na Câmara

À frente do movimento está o Comitê Pela Revogação do Aumento da Tarifa. O grupo está insatisfeito com os argumentos utilizados por Mendes para justificar os vetos. Para Fabrício Taz, representante da União Nacional dos Estudantes (UNE), o Comitê não está convencido de que haverá aumento da taxa do transporte e violência dentro dos ônibus com o retorno dos caixas dentro dos coletivos.

“Essa justificativa de aumento da passagem cai por terra quando a taxa não foi reduzida na época em que as empresas retiraram os cobradores das linhas. Já quando ele [Mauro] fala que a retirada desses funcionários reduziu o número de roubos dentro dos coletivos, temos que considerar que a maioria dos assaltos é realizado contra usuários”, contrapôs Fabrício.

Ainda segundo o representante da UNE, os manifestantes acreditam que a derrubada dos vetos seja incluída na pauta de votação na Câmara na próxima terça-feira (13), caso contrário eles tentaram uma audiência junto aos parlamentares para discutirem o assunto.

Pacote transporte

Na última semana, o Executivo municipal vetou quatro dos cincos projetos aprovados na Câmara sob pressão popular. Segundo ele, a decisão foi com base em argumentos técnicos e análise feita junto a Procuradoria do Município. Dos cinco projetos relacionados ao transporte, o aumento no tempo de integração foi o único sancionado pelo prefeito. 

A volta circulação em dinheiro em espécie dentro dos ônibus, a ampliação do benefício do passe livre estudantil para pós-graduandos, o livre uso da passagem gratuita em qualquer horário pelos estudantes, a proibição de os motoristas exercerem a função de cobrar os passageiros e o retorno obrigatório dos cobradores ao transporte público receberam veto total ou parcial.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet