O senador Mário Couto (PSDB-PA) não tem o que reclamar do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) porque o Estado do Pará é um dos mais beneficiados com obras com recursos do governo federal. A avaliação é do diretor geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot.
Couto é o autor do requerimento para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) cujo objetivo será analisar os contratos de obras do Dnit sobre os quais existem indicativos de irregularidades. A CPI foi oficializada na sexta-feira.
"Isso é fato e ponto final. Enquanto o senador Mário Couto vocifera impropriedades da tribuna do Senado, o Dnit trabalha para o Pará e para o Brasil. Isso também é fato", declarou Pagot, em entrevista para o
Olhar Direto.
De acordo com o diretor geral do Dnit, somente para duas foram alocados recursos da ordem de R$ 3,2 bilhões. Para a BR 163 (Cuiabá-Santarém), no trecho paraense, estão programados investimentos de R$ 1,5 bilhão para obras de pavimentação e construção de pontes. Nas BR 230, a monta investida é de R$ 1,7 bilhão para pavimentação e construção de pontes.
"Estamos apenas aguardando as LIs (Licenças de Instalação), que são concedidas pelo Ibama (Instuto Nacional de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) para dar a ordem dos serviços. Além disso, temos contratos de manutenção para conservação e manutenção de 1,8 mil km de estradas cuja soma final atinge os R$ 373 milhões", justifica Pagot.