Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política BR

interina

Deborah Duprat ocupa cargo de procurador geral da República

A subprocuradora-geral da República Deborah Duprat exerce a partir de hoje o cargo de procuradora-geral da República interinamente. Ela ficará no cargo até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciar o nome do novo procurador geral. Lula deve escolher o sucessor de Antonio Fernando Souza, que deixou o cargo na sexta-feira passada, numa lista tríplice.

A subprocuradora-geral da República Deborah Duprat exerce a partir de hoje o cargo de procuradora-geral da República interinamente. Ela ficará no cargo até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciar o nome do novo procurador geral.


Lula deve escolher o sucessor de Antonio Fernando Souza, que deixou o cargo na sexta-feira passada, numa lista tríplice com os nomes dos procuradores mais votados na eleição realizada pela ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República).
Lula também pode escolher o qualquer um dos integrantes de carreira com mais de 35 anos. Tradicionalmente, ele escolhe o mais votado da lista.

Na lista tríplice entregue a Lula estão os nomes dos subprocuradores-gerais da República, Roberto Monteiro Gurgel Santos, o mais votado, com 482 votos, seguido por Wagner Gonçalves, com 429 votos, e Ela Wiecko Castilho, com 314.

O ministro Tarso Genro (Justiça) e o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos estão em lados opostos na indicação do novo procurador-geral da República, informa o "Painel" da Folha, editado por Renata Lo Prete (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Segundo a coluna, o ministro da Justiça defende Roberto Gurgel; seu antecessor, Wagner Gonçalves. Lula deve definir o nome a qualquer momento. Antonio Fernando Souza deixa o cargo hoje.

A Folha informa que a demora na escolha do sucessor do procurador-geral da República gerou uma nova expectativa no Ministério Público Federal, além das apostas sobre qual é o nome preferido do presidente Lula.

O escolhido ainda terá que ser sabatinado no Senado e há dúvidas no Ministério Público se, no período de interinidade, a subprocuradora-geral Deborah Duprat, 50, cuidará só de questões administrativas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet