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Sábado, 01 de junho de 2024

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Seu carro 'fala': aprenda a ouvir e entender os sinais de problemas

Dificilmente um carro deixa seu proprietário na rua sem antes dar algum aviso: as luzes do painel acendem, um ruído estranho aparece no motor e até mesmo o volante e os pedais vão dar pistas de que seu carro precisa de manutenção. Veja abaixo os principais sinais de que há algo errado e como entender...

Dificilmente um carro deixa seu proprietário na rua sem antes dar algum aviso: as luzes do painel acendem, um ruído estranho aparece no motor e até mesmo o volante e os pedais vão dar pistas de que seu carro precisa de manutenção. Veja abaixo os principais sinais de que há algo errado e como entender o que seu carro "fala".


Tem alguma dúvida sobre cuidados com o carro? Mande no espaço para comentários. As questões selecionadas serão respondidas em futuras colunas.
Luz do óleo acesa


Com certeza esta é um dos piores recados que seu carro pode lhe dar. A luz do óleo acesa indica que o motor pode estar prestes a fundir, seja por falta de óleo, por entupimento ou por um problema na bomba de óleo. A primeira coisa a fazer é procurar um local seguro e desligar o motor imediatamente.

Espere cinco minutos e puxe a vareta do óleo. Se não tiver óleo, a luz acendeu porque você esqueceu de trocar o óleo ou porque seu motor está com vazamento. Se for o segundo caso, leve o carro para a oficina; geralmente, a solução para o vazamento é simples.

Se a vareta indicar que o óleo está no nível (veja matéria postos de combustíveis), leve o carro para o mecânico e peça para ele verifique se o “pescador” (peça que fica no fundo do motor sugando e distribuindo o óleo para lubrificá-lo) não está entupido. A limpeza é um serviço simples.
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Se o pescador não for o causador do problema, provavelmente será necessário substituir a bomba de óleo, que provavelmente vai acarretar um gasto maior.
Defeitos elétricos no sensor de óleo também podem ocorrer, mas são menos frequentes. Não arrisque: se a luz do óleo acender, não funcione o motor; mande o carro de guincho para a oficina.
Freio assobiando ou tremendo


O problema está localizado nas pastilhas de freio, que podem estar desgastadas e precisando ser substituídas. Pastilhas de má qualidade, muito duras, também provocam ruídos; neste caso também a solução é substituir o jogo de pastilhas pelo de outra marca, de melhor qualidade.
Se o pedal do freio treme, muito provavelmente os discos de freio estão empenados. Você deve substituir o par de discos e, possivelmente, também o jogo de pastilhas. Apesar de menos frequentes, problemas na suspensão dianteira, nas pinças de freio, pneus deformados e até roda solta, também provocam trepidação no pedal do freio.
Lembre-se que, se o seu veículo tem freios ABS, que será obrigatório para todos os carros novos a partir do ano que vem, é normal o pedal trepidar quando esse sistema é acionado. Isso acontece em freadas mais bruscas: é sinal de que entrou em ação o sistema que impede o travamento das rodas.
Barulho contínuo, como
o do aspirador de pó

Ruídos contínuos geralmente estão relacionados a rolamentos. Seu carro possui dezenas deles. Os problemas mais frequentes estão nos seguintes:

- rolamentos de roda – eles fazem barulho acima de 40 km/h;

- compressor do ar-condicionado - este só fará o ruído quando o ar estiver ligado.

- bomba da direção hidráulica - faz barulho quando você esterça o volante para ambos os lados. Se o ruído aparece somente quando você esterça para um dos lados, o problema pode estar na caixa da direção hidráulica. Falta de óleo no sistema também produz o mesmo ruído. Se o vazamento não for reparado, você terá problemas com a bomba e com a caixa da direção hidráulica.

- rolamentos do alternador, bomba d’água, esticadores das correias também produzem ruído contínuo com motor ligado e o carro estacionado, porém é necessário desmontar as correias para identificar com exatidão qual destes itens precisará ser substituído.
Volante trepidando

Se o volante trepida apenas quando você pisa no freio, pode ser que os discos de freio estejam empenados ou exista uma folga nos pivôs e terminais de direção. Se o volante trepida em alta velocidade, acima de 80 km/h é necessário fazer balanceamento das rodas. Mas se os pneus estiverem desgastados ou deformados, não jogue dinheiro fora: primeiro substitua os pneus, depois faça o balanceamento.


Quando está em linha reta, o carro “puxa” para um lado? Este é um sintoma clássico de falta de alinhamento. A primeira providência é checar a calibragem dos pneus dianteiros.

Se o problema persistir, você deve levar a uma oficina para corrigir o alinhamento.
Porém, antes de fazer as verificações de convergência e divergência (alinhamento) o mecânico deverá checar se não há folgas na suspensão e, principalmente, se os pneus não estão com desgastes irregulares (veja na foto acima). Se houver algum problema com os pneus ou com alguma peça da suspensão, é necessário fazer estas correções antes de alinhar.

Se você é daqueles motoristas que costuma forçar a roda dianteira na guia (veja matéria dez erros dos motoristas) sua conta ficará mais cara, pois, além do alinhamento, será necessário fazer o acerto da “cambagem”, que é regular a abertura das rodas em relação à linha vertical da suspensão.



Esse sintoma leva grande parte dos motoristas à oficina para solicitar uma limpeza nos bicos injetores. Esqueça. Existem dezenas de possibilidades que podem fazer com que o motor do seu carro falhe e fique sem força. Com a tecnologia atual, os bicos injetores não são mais os principais vilões.
Posso garantir que 50% dos problemas estão relacionados a combustível de má qualidade, velas e cabos de velas. Na maioria dos carros, vela e cabos devem ser trocados a cada 20.000 km. Verifique o que diz o manual do proprietário do carro.
Procurar uma oficina bem equipada, com scanners atualizados, é a maneira mais barata de solucionar o problema. Querer economizar ouvindo sugestões de frentistas ou mecânicos despreparados é o passo certo para comprar e trocar várias peças desnecessárias.
Programar uma visita ao mecânico a cada seis meses é melhor do que ficar sem o carro inesperadamente.
Na próxima coluna falaremos de diagnósticos em embreagem, câmbio e suspensão.
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