Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política BR

PT defende afastamento de Sarney do comando do Senado por 30 dias

A bancada do PT no Senado decidiu nesta quarta-feira apoiar a proposta para que o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), seja afastado do cargo. O partido defende o licenciamento de Sarney por 30 dias.


Hoje, o líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), se reuniu com Sarney e disse que apresentou ao peemedebista propostas da bancada petista para contornar a crise que arranha a imagem da instituição. Sarney, no entanto, não teria sido receptivo à proposta de afastamento.

DEM, PSDB e PDT já haviam decidido pelo licenciamento do político, envolvido em escândalos na Casa. Eles pedem que Sarney se licencie do cargo enquanto durarem as investigações sobre os atos secretos do Senado e os empréstimos consignados para funcionários da Casa.

Em sua única manifestação oficial ontem, a assessoria do peemedebista informou que "a hipótese de afastamento não está em análise". No entanto, segundo o blog do Josias, Sarney chamou ontem à sua residência, no Lago Sul, os três filhos: Roseana, Zequinha e Fernando e, pela primeira vez, cogitou deixar o comando da Casa.

Até ontem, os três partidos que haviam pedido o afastamento de Sarney tinham 32 dos 81 senadores --menos do que os 41 necessários para votar a cassação de um mandato. Entre os aliados, ele conta com 17 dos 19 votos no PMDB a seu favor. Com sete senadores, o PTB fechou questão em apoio a Sarney. O PT, com 12, estava dividido.

A principal sugestão do PT para contornar a crise é a criação de uma comissão de senadores de vários partidos e consultores da Casa que busque uma reforma administrativa em conjunto com a Mesa Diretora.

Os petistas querem propor a criação de uma espécie de Lei de Responsabilidade Fiscal com metas para serem seguidas, incluindo a redução de despesas, além de estabelecer mecanismos de controle e definir o fechamento de departamentos do Senado, como o ILB (Instituto Legislativo Brasileiro) e o serviço médico.

Pressionado, Sarney deve se reunir ainda hoje à noite com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir sua permanência no cargo. O horário ainda não está definido. Se Lula estiver cansado, o encontro deve ocorrer amanhã, durante café da manhã.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet