Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Política BR

no ar

Beto Richa diz que Roberto Requião usa TV contra sua candidatura

O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), disse que o caso do suposto caixa dois em sua campanha à reeleição, no ano passado, está sendo usado pela TV Educativa do Paraná, mantida pelo governo estadual, para desgastar sua imagem e prejudicar sua eventual candidatura a governador em 2010. Richa lidera o ranking de prefeitos de capitais do Datafolha, com 82% de aprovação na pesquisa feita em março.

O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), disse que o caso do suposto caixa dois em sua campanha à reeleição, no ano passado, está sendo usado pela TV Educativa do Paraná, mantida pelo governo estadual, para desgastar sua imagem e prejudicar sua eventual candidatura a governador em 2010.


Richa lidera o ranking de prefeitos de capitais do Datafolha, com 82% de aprovação na pesquisa feita em março.

Na mesma ocasião o Datafolha mostrou que Richa obtém os mesmos índices de intenção de voto que o senador tucano Álvaro Dias: ambos lideram as pesquisas com 39%, quando Osmar Dias é candidato pelo PDT, e 52%, quando o ministro Paulo Bernardo concorre pelo PT. Já Requião apoia a candidatura do vice-governador Orlando Pessuti (PMDB), cujos índices variam de 6% a 8%.

Richa disse à Folha que vê o governador Roberto Requião (PMDB) por trás da "armação" da TV Educativa, que "de educativa não tem nada": "Usam de forma vergonhosa uma TV pública bancada com dinheiro do contribuinte a serviço dos interesses do governador".

A emissora veiculou em programas jornalísticos trechos de um vídeo que levantou suspeitas sobre uso de caixa dois na campanha à reeleição de Richa.

As imagens foram gravadas em um comitê de dissidentes do PRTB que apoiaram a reeleição de Richa. Os dissidentes aparecem manipulando dinheiro supostamente sem origem comprovada. Richa nega a existência de caixa dois.

O prefeito disse que irá processar o governo pelo "uso indevido" da TV Educativa. "É uma constatação. Todo mundo enxerga o uso indevido da TV Educativa pelo governador. Tentam me arrancar sangue o dia inteiro na TV", afirmou.

As imagens foram entregues à Procuradoria Regional Eleitoral por Rodrigo Oriente, que trabalhava no comitê. Segundo Richa, Oriente procurou um de seus assessores e disse que havia conversado com o Secretário de Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, sobre a divulgação dos vídeos. Oriente, Delazari e o governo do Paraná negam essa versão.

"Ele [Oriente] diz que integrantes do governo do Estado o procuraram em função de minha votação com mais de 77% dos votos. Minha popularidade cresceu demais e eles não querem que eu seja governador de forma alguma", afirmou Richa.

Nos vídeos, o coordenador do comitê, Alexandre Gardolinski, aparece distribuindo dinheiro aos dissidentes ao lado de Manassés Oliveira, ex-vereador e ex-secretário de Richa. Os dois foram demitidos após a revelação dos vídeos.

Sobre Gardolinski, que antes de chefiar o comitê trabalhou como assessor da primeira-dama Fernanda Richa na Fundação de Assistência Social da Prefeitura de Curitiba, Richa disse que ele foi demitido pela mulher, que não gostou de seu "estilo" de trabalho.

"Ele [Gardolinski] não se afinou com a Fernanda. Ela é muito rigorosa, não sei a razão [da demissão]. Agora já tem mais de um ano e meio, dois que ele saiu de lá." Richa disse que Gardolinski foi para a coordenação do comitê por indicação dos dissidentes do PRTB, e não dele. O prefeito negou ter atuado para comprar apoio entre os dissidentes do PRTB.

"A acusação que esse pessoal tem feito afronta a inteligência das pessoas. Que candidato abre mão de sua candidatura a vereador por R$ 1.600?" O tucano disse que Rodrigo Oriente foi um "cavalo de troia" infiltrado na campanha para prejudicá-lo: "Ele responde a seis processos, entre eles estelionato e porte ilegal de arma. É esse tipo de gente que tenta me atacar sem provas. Tenho certeza que serei inocentado", disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet