Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Justiça dá parecer favorável a preso por gerar 'pânico financeiro' no Twitter

A Justiça da Guatemala considerou nesta sexta-feira (10) que as provas contra um guatemalteco acusado de incitar o pânico financeiro no país pelo Twitter são insuficientes. Com isso, as acusações contra ele se tornarão nulas caso a promotoria não recorra da decisão.


O analista de sistemas Jean Anleu ("jeanfer", no Twitter) foi preso em maio deste ano, após postar no Twitter a seguinte mensagem: "Primeira ação real 'sacar tudo do Banrural' quebrar o banco dos corruptos".

Ele ficou preso por um dia e meio e foi libertado após pagar fiança de US$ 6,2 mil. Cerca de metade desse valor foi obtido graças a doações de usuários do Twitter simpatizantes de Anleu, que enviaram o dinheiro via PayPal.

Na ocasião, Anleu teve ainda sua residência revistada e seu computador pessoal confiscado pela polícia local.

O banco Banrural está no centro de uma grande crise política na Guatemala, com o assassinato do advogado Rodrigo Rosenberg, ocorrido em maio. Rosenberg representava o analista financeiro Khalil Musa, que teria se recusado a participar de um esquema de corrupção envolvendo o banco, e que foi assassinado em março. Dias antes de morrer, o advogado gravou um vídeo em que dizia acreditar que seu fim estava próximo e que denunciava o presidente da Guatemala, Álvaro Colom, como mandante do crime.

O procurador Genaro Pacheco disse à agência "Associated Press" (AP) que ainda não tinha sido oficialmente informado sobre a decisão do tribunal e que não considera abandonar o caso.

Já Anleu comemorou a decisão favorável. "É um longo documento legal, mas há uma frase bem curta que o resume, como um 'tweet': 'A corte de apelação ordena que o juiz considere a falta de mérito do caso", disse Anleu à "AP", por comunicador instantâneo.

"Foi tirado um grande peso dos meus ombros. Temos ainda de ver o que fará a acusação", continuou o analista de sistemas, que agora espera recuperar o valor pago na fiança. Além disso, ele gastou mais US$ 7 mil em despesas jurídicas.

O advogado de defesa José Toledo acusa o governo da Guatemala de querer usar Anleu como exemplo, já que muitos guatemaltecos iniciaram um movimento na internet pedindo manifestações contra a administração do presidente Álvaro Colom.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet