Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Educação

Vestibular

Bolsa Universitária supera outros concorridos

Conforme o próprio prefeito Wilson Santos afirmou ontem à tarde (18-07), véspera da aplicação das provas do Bolsa Universitária na Capital, programa instituído pela Prefeitura de Cuiabá, "a previsão é de que esse vestibular supere até outros concorridos do Estado".

Conforme o próprio prefeito Wilson Santos afirmou ontem à tarde (18-07), véspera da aplicação das provas do Bolsa Universitária na Capital, programa instituído pela Prefeitura de Cuiabá, "a previsão é de que esse vestibular supere até outros concorridos do Estado".


Já hoje (19-07), logo nas primeiras horas da manhã, o professor Wilson Santos, acompanhado do vice-prefeito Chico Galindo e dos secretários Carlos Carlão Nascimento (Educação) e jornalista Flávio Garcia (Comunicação Social), comprovou ter acertado em mais esse prognóstico em visitas à Unic - Universidade de Cuiabá e Icec - Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura:

"Não estou surpreso, pois já esperava algo assim. O Bolsa Universitária se equipara, em sucesso, ao CuiabáVest, o maior programa municipal de apoio ao pré-vestibulando do Pa ís, criado na nossa gestão. Instituímos o Bolsa Universitária por conhecer a demanda educacional do município.

A movimentação de estudantes denota o grau de interesse pelo programa, e realmente extrapola a de outros vestibulares de peso na Capital e em outros lugares do Brasil. A carência da população - com vistas ao ingresso em universidades - é acentuada, e o povo sente quando a oportunidade é franqueada de forma concreta, receptiva às suas necessidades".

Wilson se posicionou às 7h30m próximo dos portões da Unic para cumprimentar os candidatos, desejando-lhes boa-sorte. A seguir, a comitiva do prefeito percorreu algumas salas da instituição onde os testes seriam aplicados, e o prefeito novamente direcionou palavras de incentivo aos estudantes.

"Só o fato de estarem aqui já significa que têm um objetivo definido: chegar à universidade e assimilar mais conhecimentos. Tenham calma na elaboração das provas, e chequem atentamente as q uestões, uma por uma. Tranquilidade é a palavra chave em momentos semelhantes. Essas provas foram elaboradas em SP e serão corrigidas lá, dentro de 10 dias. Inexistem riscos de fraudes, portanto. Dia 2 de agosto já começam as aulas".

O prefeito recordou que sua luta pela Bolsa Universitária data de 1991, quando elaborou um projeto de lei estadual (Assembléia Legislativa de Mato Grosso), oficializando a criação do Crédito Educativo Estadual. "Infelizmente, os governos não se interessaram em levar esse projeto adiante, formatando-o na prática. Mas hoje, na condição de prefeito de Cuiabá, pude concretizar esse sonho de milhares de jovens que aspiram ingressar numa universidade".

A contrapartida dos 500 aprovados no Bolsa Universitária é prestar serviços (400 horas) em unidades da Prefeitura. Wilson explicou que eles vão atuar nas mais diversificadas áreas, conforme a disciplina que optaram. "É um retorno justo à Prefeitura pel a concessão de um benefício de grande magnitude futura na vida de todos vocês". Também citou que 50% das vagas disponíveis são reservadas aos afrodescendentes, descendentes de índios e portadores de algum tipo de deficiência:

"Deficiência física não é despreparo ético, do caráter, da moral. Sabe-se que 50% da população de Cuiabá é composta de afrodescendentes, de descendentes de índios e/ou com deficiências físicas variadas. Cuiabá é a primeira Capital que aplica a política de se estabelecer essa cota, a meu ver algo justo. A Prefeitura, por meio do Bolsa Universitária, promove ampla inclusão social. Essas 500 bolsas ofertadas, com certeza, significam muito para quem almeja um diploma superior. O Município vai custear os estudos dos aprovados até à formatura".

Dos 12 mil candidatos previs tos para concorrerem hoje (19-07) às 500 vagas do Bolsa Universitária, da Prefeitura de Cuiabá, cerca de 8,3 (oito mil e trezentos) compareceram às provas na Unic e Icec, realizadas pela manhã.

O grau de desistência esteve próximo das estimativas, informou a coordenadora-geral (Unic) Alexandra Santiana. "Somente na Unic (antes de se proceder um balanço final preciso), a coordenação levantou que cerca de 7 mil e 300 candidatos estavam presentes, mais mil no Icec".

Délson Menegatti, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino (faculdades particulares), afirmou que a educação privada é um marco na história, e as parcerias entabuladas para reforçá-la e incentivá-la são construtivas sob todos os aspectos. "Essa parceria com a Prefeitura possibilita atendermos os estudantes carentes. São eles, por vezes, os mais dedicados aos estudos. Afinal, sabem o quanto foi difícil chegar à universidade".

Para o vice-prefeito Chi co Galindo e secretário Municipal de Planejamento, "a grande herança que um pai pode legar a seus filhos é um diploma universitário. Com esse programa, o prefeito Wilson Santos proporciona o alcance desse sonho de muitas famílias carentes, que é ver seus filhos diplomados em áreas diversas do ensino superior. É a Prefeitura em ação para melhorar a qualidade de vida e a justiça social também no setor educacional".

Outro a se pronunciar na visita à Unic foi o secretário de Educação, Carlos Carlão Nascimento. "Eis aqui mais uma grande oportunidade facultada pelo Município de Cuiabá àqueles que querem decididamente estudar. A Prefeitura promove incentivo semelhante desde à pré-escola, às crianças de 0 a três anos (creches), de 4 a 5 anos (pré-escola) e dos 6 anos em diante, primeiro ano do ensino fundamental. O CuiábáVest, por exemplo, outro grande programa instituído pelo prefeito Wilson Santos, já acomoda hoje mais de 1,5 mi l alunos em universidades públicas".

Alguns estudantes se manifestaram favoráveis ao programa, a exemplo de Eliezer Ramos de Souza. "É uma oportunidade preciosa, e todos deveriam aproveitá-la bem". Ele disse que sua esposa, a agente de Saúde Luciane Regina Cordeiro, tenta uma das 500 vagas. "Ela precisa e sonha intensamente com isso. Vai dar certo, esperamos". Cordeiro, emocionada, afirmou que tinha convicção de ser aprovada. "Estudei e tenho chances, creio eu".

Já universitária de Medicina na Bolívia, a cuiabana Aline Pereira, 20 anos, salientou que almeja ser aprovada no Bolsa Universitária de Cuiabá e se transferir para cá. "Estou no segundo ano, numa universidade de Cochabamba, na Bolívia. Mas recomeçaria do zero aqui, na minha terra. Os cursos são de ótima qualidade. Optei novament e por Medicina, segunda opção Arquitetura Urbanística".

Wilson e comitiva, após as boas-vindas aos candidatos da Unic, também se dirigiram à sede do Icec, e ali o prefeito incentivou os candidatos a realizarem provas tranquilas. "O mais importante é que vocês sabem que vivenciam um dos momentos cruciais de suas existências. O futuro pode estar assinalado na forma como responderem as questões das provas. Daí ser vital observar cada pergunta e refazer as respostas, em caso de dúvida".

O programa oferece 500 bolsas de estudo integrais, 100% (cem por cento), do Programa de Crédito Educativo Municipal, com distribuição para cursos em formato de graduação, licenciaturas ou tecnológicos oferecidos pelas instituições de ensino que aderiram à Lei Complementar 173 de 22 de Abril de 2008, alterada pela Lei 0188, de 03 de junho de 2009.

Nas duas instituições, Unic e ICEC, 8,300 mil candidatos disputam as 500 vagas. Em alguns casos, como medicina, são 70 candidatos por vaga. O programa, criado pelo prefeito Wilson Santos vem sendo aplaudido pelas mais expressivas personalidades do ensino do Pais e é voltado exclusivamente para alunos ou pessoas cuja família tenha renda mensal não superior a cinco salários mínimos. Em níveis municipais, em proporção, o programa da Prefeitura de Cuiabá é o mais amplo em cobertura, inclusão e encaminhamento educacional universitário do Brasil.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet