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Quinta-feira, 18 de julho de 2024

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Supermercado Extra é multado em R$ 70 mil após produto vencido há cinco meses ser encontrado

Foto: Tchélo Figueiredo/Secom

Supermercado Extra é multado em R$ 70 mil após produto vencido há cinco meses ser encontrado
O Procon Municipal de Cuiabá apreendeu, na última segunda-feira (26), um lote de extrato de tomate vencido em uma das lojas do supermercado Extra. O produto, que foi encontrado após uma denúncia realizada na manhã de ontem, estava vencido há cinco meses. De acordo com o órgão, esta não é a primeira vez que algo do tipo acontece no estabelecimento. Por conta disto, a multa aplicada será de aproximadamente R$ 70 mil.


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“A empresa já é reincidente e recebemos frequentes denúncias de produtos vencidos, além de casos de propaganda enganosa. Mais uma vez estamos aqui, a fim de fiscalizar o supermercado e garantir que produtos dessa natureza não permaneçam nas gôndolas”, afirma Carlos Rafael Carvalho, diretor-executivo do Procon. O produto estava vencido desde 30 de agosto de 2014.
 
O gerente do supermercado acompanhou a vistoria do Procon e um auto de infração foi confeccionado. Além disto, o órgão ainda emitiu os termos de Apreensão dos produtos e de Constatação, que comprovam legalmente a situação irregular da empresa. Com isto, o Extra será multado em aproximadamente R$ 70 mil, já que a infração é considerada grave e a empresa é reincidente.
 
“Ainda que não haja casos reportando alguma infecção alimentar por conta deste produto, o fato dele estar disposto nas gôndolas induz o consumidor à compra, principalmente por ele estar com o valor abaixo do mercado, apresentando grave risco a saúde do cliente”, conta Cláudia Sodré, assessora jurídica do Procon.
 
O diretor do Procon destacou que o rápido atendimento da denúncia mostra o comprometimento do órgão para com a população: “É importante ressaltar o valor do órgão, que trabalha efetivamente com o cidadão em favor de toda nossa população”. As denúncias podem ser feitas em uma unidade do Procon Municipal, Estadual ou pelos telefones: 151 ou 156.
 
Outro lado

A assessoria de imprensa do Grupo Pão de Açucar, responsável pelo Extra, informou ao Olhar Direto que pauta suas ações no total respeito aos seus clientes e possui rigorosos procedimentos para auditar a qualidade e validade dos produtos comercializados em suas lojas. A rede ainda esclarece que o caso mencionado foi pontual e não condiz com o padrão operacional exigido pela companhia, e acrescenta que reorientou seus colaboradores para garantir a excelência no atendimento e serviços prestados.

Atualizada ás 10h54
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