Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Relembre alguns casos de tornados que atingiram o Brasil

Foto: Laion Espíndula/G1

Tornado causou detruição em Xanxerê (SC)

Tornado causou detruição em Xanxerê (SC)

A formação de tornados, como o que atingiu a cidade de Xanxerê (SC), é considerada rara no Brasil pelos meteorologistas. Mesmo assim, o país sofreu com casos nos últimos anos, alguns com efeito devastador, como o que ocorreu em Taquarituba (SP), em 2013, também deixando 2 mortes, mesmo número de óbitos da cidade do oeste catarinense.


“Por ser um país tropical, com poucas diferenças de clima, o Brasil não está sujeito a muitas ocorrências de tornado”, explica Rogério Rezende, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o especialista, zonas com altas diferenças de temperatura, como os Estados Unidos, estão mais propícias a este fenômeno. Por se formarem em poucos minutos, a sua previsão também é difícil.

CONFIRA ALGUNS TORNADOS QUE ATINGIRAM O BRASIL:

XANXERÊ (SC) - 2015
2 mortos - 120 feridos
O Inmet confirmou que um tornado atingiu a cidade de Xanxerê, na segunda-feira (20). Ao menos 2,6 mil casas foram danificadas e 200 mil unidades consumidoras ficaram sem luz. Com cerca de mil desabrigados, a cidade teve 120 pessoas feridos e duas pessoas mortas. 

TAQUARITUBA ( SP) - 2013
2 mortos - 60 feridos
Em setembro de 2013, um tornado aconteceu na cidade de Taquarituba (SP), localizada 334 km a sudoeste de São Paulo. A precipitação climática resultou na morte de 2 pessoas e outras 60 ficaram feridas.

LIMEIRA (SP) - 2013
Em março de 2013, um tornado de nível F1, com risco moderado de destruição, passou por Limeira (SP), com ventos de 117 km/h. A intensidade dos ventos foi capaz de destruir galpão na zona rural da cidade.

BRASÍLIA (DF) - 2014
Pela primeira vez na história, um tornado foi registrado em Brasília. O fenômeno, que ocorreu em outubro de 2014, chegou a ventos de 95 quilômetros por horas provocando estragos no aeroporto, além de derrubar árvores.

NOVA ANDRADINA (MS) - 2011
Um tornado foi registrado em Nova Andradina (MS), a 297 quilômetros de Campo Grande, em dezembro de 2011. O fenômeno não causou estragos.

SANTA CATARINA - 2009
Três cidades de Santa Catarina, Guaraciaba, Salto Veloso e Santa Cecília, sofreram com um tornados, em setembro de 2009. Ná epoca, mais de 15 mil pessoas tiveram as casas destruídas pelas chuvas.

VOTORANTIM (SP) - 2015
Em janeiro de 2015, foi registrada a formação de um tornado em Votorantim (SP). As imagen mostram o princípio da precipitação, com as nuvens tocando o chão.

PORTO MURTINHO (MS) - 2014
Com ventos de 93 km/h, um tornado atingiu o município de Porto Murtinho, a 443 quilômetros de Campo Grande. Durante o fenômeno, um barco-hotel naufragou no rio Paraguai com 27  pessoas a bordo.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet