Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

sobrevivência

Mulheres tiram renda com produtos da floresta

Mulheres que compõem o Grupo Elementos da Natureza fazem renda de um salário mínimo mensal com a venda de produtos da floresta como bolachas de castanha, doce de castanha e licor de açaí.

Aripuanã, MT - Mulheres que compõem o Grupo Elementos da Natureza fazem renda de um salário mínimo mensal com a venda de produtos da floresta como bolachas de castanha, doce de castanha e licor de açaí. “A gente vende para duas padarias e de porta em porta em Aripuanã. Muita gente que vem de fora também compra e pede mais”.


Os produtos do Grupo Elementos da Natureza e de outras associações de mulheres dos municípios do Vale do Juruena foram expostos e degustados durante a Seder Itinerante no auditório da Secretaria de Turismo da cidade. Participam do evento o secretário adjunto de Agricultura Familiar da Seder, Jilson Francisco da Silva, o superintendente de Projetos Especiais, Paulo Bilego, o assessor especial da secretaria, Gilberto de Werk e o assistente técnico Wilson Pereira.

De acordo com um dos membros do Grupo Elementos da Natureza, Mafalda Luis de Souza, elas tem que produzir na cidade porque a área do assentamento Morena, onde tem um sítio não possui energia elétrica. “Eu faço os produtos na cidade e vendo e depois volto para casa”.

A aceitação dos produtos, segundo ela, tem sido muito boa na cidade. Embora tenha interesse em vender para outros municípios, o Grupo Elementos da Natureza, ainda não sabe o ‘caminho das pedras’ para atingir um mercado maior, fora o problema de infraestrutura, pois a produção ainda é em nível artesanal.

Mafalda não sabe qual é a produção mensal das bolachas e doces de castanha feita pelo grupo. “Uma receita de 13 quilos dá para fazer de 80 a 85 quilos sacos de bolachas. A gente faz em torno de oito receitas por mês”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet