Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Educação

Pré-inscrição para cursos de formação de professores do MEC termina amanhã

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até o dia 9 de agosto as pré-inscrições para os cursos de formação de professores da educação básica. A princípio, elas terminavam nesta sexta-feira (31), mas a Plataforma Freire –site onde são feitos os registros– apresentou lentidão. Secretarias estaduais também pediram o adiamento.


Os cursos, que são oferecidos dentro do Plano Nacional de Formação de Professores, pretendem formar até 2011 docentes que dão aula na educação básica e não possuem graduação, professores que dão aula em uma área diferente da para qual foram formados e aqueles que lecionam em suas áreas, mas não possuem licenciatura.

O ministério estima que esses grupos representem quase 32% do 1,9 milhão de professores do país e quer colocar em universidades federais e estaduais e em outros institutos da União que oferecem graduação 331,4 mil docentes –52% deles em cursos presenciais.

Procura

A procura pelos cursos aumentou nesta última semana. No dia 23 de julho, somente 30% das vagas haviam sido solicitadas. No dia 27, às 12h30, o número havia subido para 75,12%. Nesta sexta, às 11h, 140,41% das vagas haviam sido pedidas. Como cada professor pode solicitar mais de um curso, o percentual docente/vagas era de quase 92%.

Apesar da possibilidade, cada um só poderá ser inscrito em uma das vagas solicitadas. A escolha de quem vai ocupar as vagas será feita pelas secretarias estaduais de educação, que vão determinar como será feita a alocação do professor. O MEC deve estender também o prazo para elas tomarem a decisão.

O secretário de Educação a Distância do ministério, Carlos Eduardo Bielschowsky nega que tenha havido falta de planejamento e diz que todos os professores terão acesso às vagas –neste ou nos próximos semestres. “O quadro que vai emanar [das inscrições] vai ajudar a redesenhar o sistema. Este é um primeiro momento do projeto”, afirma.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet