Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Trabalhadores rurais ocupam prédio da Receita Federal em Cuiabá

Cerca de 1200 trabalhadores de diversos movimentos sociaIs do campo de Mato Grosso (MST, Fetagri, MTA Movimento dos Trabalahadores/as Acampados e Assentados , Associação 13 de Outubro ) com apoio político da CPT, do Centro Burnier Fé e Justiça e Assembléia Popular, ocuparam o prédio da Receita Federal em Cuiabá na manhã deste terça -feira (11). A mobilização faz parte da Jornada Nacional Unificada dos Trabalhadores do Campo e da Cidade que ocorre em todo país e do Grito da Terra Mato Grosso.


Os movimentos sociais revindicam dos governos federal e estadual medidas para amenizar a crise financeira e alterações na política econômica do governo federal para enfretar a crise e priorizar a agricultura familiar e camponesa em detrimento do agronegócio que é altamente dependente de recursos públicos além de gerar pouquissimos empregos e ser um predador no meio ambiente. A Mobilização reivindica também o descontigenciamento de R$ 800 milhões do orçamento do INCRA para este ano e aplicação na desapropriação e obtenção de terras e investimentos em infra-estruturas para os assentamentos.

Os movimentos MST, Fetagri, MTA, Associação 13 de outubro e CPT tem cerca de 20 mil famílias acampadas em MT esperando um pedaço de terra. A mobilização vai exigir também do gorverno de Mato Grosso medidas mais claras e éticas em relação ao meio ambiente uma vez que esse governo tem feito muitos discursos em defesa do meio ambiente e ao mesmo tempo o orgão estadual de fiscalização ambiental (SEMA) faz vista grossa para a destruição ambiental que o agronegócio vem provocando no meio ambiente em Mato Grosso.
 
Em Mato Grosso não tem nenhuma fazenda impedida de produzir por crimes ambientais e ao mesmo tempo tem apenas um único assentamento com licença ambiental.

A Jornada Nacional Unificada de Lutas e Grito da Terra em Mato Grosso acontecerá durante toda essa semana (10 a 14/08) na capital Cuiabá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet