Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Escolas de SP, Rio, PR e RS retornam às aulas na próxima segunda-feira

As escolas públicas e privadas de ensino de São Paulo, Rio, Paraná e do Rio Grande do Sul devem retornar às aulas na próxima segunda-feira (17), após a prorrogação das férias para evitar o avanço da gripe suína --a chamada a gripe A (H1N1).


Até sexta (14), o país registrava 339 mortes em decorrência da doença, segundo dados das secretarias estaduais e do Ministério da Saúde. Nesta semana, o Brasil superou o México em número de mortes.

No Paraná, cerca de 1,4 milhão de estudantes devem retornar para as 2.500 escolas da rede estadual. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, entre as primeiras atividades previstas para o reinício das atividades letivas está a exibição de um audiovisual sobre a prevenção da doença e os alunos receberão também um material informativo para levarem para casa.

Medidas de prevenção contra a doença também foram tomadas pelas secretarias estaduais dos outros três Estados, sendo que em São Paulo, as orientações estão divulgadas no site da Secretaria de Educação.

Apenas no Rio, o retorno às aulas não será estendido a toda a rede estadual de educação, ficando restrita a 55% dos 662 mil alunos. Segundo determinação da Secretaria de Educação, os alunos da 1º, 2º e 3º série, além das crianças atendidas pelas creches deverão retornar apenas no dia 24 de agosto.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet