Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cultura

‘O mágico de Oz’ completa 70 anos

"O Mágico de Oz", um dos maiores clássicos da história do cinema, completa 70 anos desde sua estreia nos cinemas dos Estados Unidos. O filme teve sua grande premiere em Hollywood em 15 de agosto de 1939, mas entrou em cartaz oficialmente alguns dias antes, em Oconomowoc, Wisconsin. Foi gasto tanto dinheiro na produção –US$ 2,7 milhões–, que o estúdio estava ansioso para ver como o longa se sairia nos cinemas.


Os 101 minutos de aventuras de Dorothy (imortalizada por Judy Garland), acompanhada do leão covarde (Bert Lahr), do espantalho (Ray Bolger) e do homem de lata (Jack Haley), mostram o quarteto percorrendo o caminho de pedras amarelas em direção à Cidade de Esmeralda para encontrar o Mágico de Oz. Com seu cachorro Totó, Dorothy chega à terra de Oz depois de ser “sugada” por um tornado em sua terra natal, no Kansas.

Ela conhece a bruxa boa do norte, que sugere que vá encontrar o Mágico de Oz, que poderá os ajudá-la a voltar para casa. Além disso, a feiticeira dá um par de sapatos vermelhos a Dorothy (transformados em ícone pop no mundo da moda), que terá que bater os calcanhares para poder retornar a seu lar. Em sua jornada, a jovem conhece um homem de lata que quer um coração, um leão que sonha em ter coragem e um espantalho que quer um cérebro.

O filme, que tem sua sequência inicial em preto-e-branco, trouxe revoluções tecnológicas para a época, tendo sido um dos primeiros a usar a técnica technicolor, para dar cor à história -assim que Dorothy chega ao mundo encantado de Oz.

A produção ganhou dois prêmios Oscar, de melhor trilha sonora e melhor música, com a imortal "Over the Rainbow". Perdeu, no entanto, em outras quatro categorias, entre elas a de melhor filme, tendo sido superado por “E o vento levou” –longa-metragem dirigido por Victor Fleming, mesmo cineasta que assina “O mágico de Oz”. Judy Garland não foi indicada.

O American Film Institute classificou “Oz” como o décimo melhor filme de todos os tempos – “E o vento levou” ficou em sexto lugar.

Celebração

Nos Estados Unidos, apesar da exibição de “O mágico de Oz” nas TVs ter se transformado em tradição ao longo das décadas, haverá algumas apresentações do longa, em alta definição, nos cinemas. No Brasil, no entanto, nada foi preparado pelo estúdio para homenagear as sete décadas de Dororthy e seus amigos.

Além disso, a cidade de Wamego, nas planícies do Kansas, pretende atrair turistas de todo o mundo com celebrações. Os visitantes poderão participar da "Festa do OZtobre", comer "TacOZ" nos restaurantes, além de ir a museus, cabeleireiros, livrarias e outros comércios temáticos inspirados no lendário filme.

A cidade se aproveita da localização, no coração rural do Kansas, local escolhido pelo escritor L. Frank Baum para ambientar seu romance que se tornou mundialmente famoso após a adaptação cinematográfica. Na cidade, Dorothy pode ser vista em camisetas, copos e pôsteres. A rua principal de Wamego também foi renomeada "Road to Oz".

É possível ainda percorrer um caminho feito de tijolos amarelos em torno da cidade, que leva ao museu "O mágico de Oz". O local abriga 25 mil peças relacionadas ao filme, como um vestido usado por Judy Garland, bonecos, cartazes, além do livro, oferecido em 46 idiomas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet