Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

'Fakes' do Twitter podem disseminar vírus e spam

A população de "fakes" do Twitter não se resume a pessoas comuns que tentam se passar por cantores e políticos famosos. Parte dos perfis não legítimos são "bots", contas automatizadas que podem complicar a vida do internauta menos cuidadoso.


Indivíduos mal-intencionados usam esse tipo de perfil falso, principalmente, para disseminar vírus e propaganda indesejada (spam). Com esses perfis, criados em massa, os criminosos se disfarçam de pessoas comuns e enviam mensagens com links maliciosos ou de propaganda a milhares de internautas.

Pessoas famosas não costumam ser usadas nesse tipo de ataque, porque é mais provável receber uma mensagem de uma pessoa comum, com nome comum, do que de um ator ou de outra celebridade.

Vírus também podem usar perfis legítimos de usuários, ou até de pessoas famosas, quando forem infectados. Uma praga especializada em se espalhar dessa forma por redes sociais é a Koobface, que começou se espalhando no Facebook, mas hoje se espalha por diversas redes, entre elas o Twitter.

Como identificar e se proteger

Geralmente, um usuário fantasma tem poucas mensagens, e todas estão relacionadas ao golpe ou ao link que ele deseja espalhar. Isso não é regra, mas é uma característica a ser observada que poderá facilmente identificar vários robôs.

Os bots podem, inclusive, “seguir” seu perfil no Twitter. É uma tática para tentar fazer com que você "retribua" a gentileza, seguindo-o de volta. Isso fará com que você receba, mais tarde, as mensagens contendo links para páginas maliciosas ou mesmo propagandas.

Um dos perfis falsos de Barack Obama deixa claro que não se trata de uma conta legítima do presidente dos EUA. Golpistas preferem criar usuários fantasmas (bots) disfarçados de pessoas comuns, em vez de celebridades. (Foto: Reprodução)

Para evitar a contaminação de seu computador, o usuário deve ficar atento para as recomendações básicas de segurança na internet: nunca clicar em links suspeitos e manter sempre o antivírus atualizado, por exemplo.

No Orkut, por exemplo, é possível denunciar usuários falsos e possíveis golpistas. Essa função, porém, ainda não está disponível no Twitter.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet