Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Por dinheiro

Dia de Finados: Crianças ‘trabalham’ lavando túmulos em cemitérios de Cuiabá

Foto: Fabiana Mendes

Dia de Finados: Crianças ‘trabalham’ lavando túmulos em cemitérios de Cuiabá
Dia 2 de novembro, conhecido como Dia dos Mortos, ou simplesmente Finados é quando muitas famílias vão aos cemitérios rezar, homenagear e enfeitar a sepultura de seus entes queridos com flores. Dias antes, a prefeitura já começa os serviços de limpeza para receber a população.

 
Os túmulos precisam estar limpos e no cemitério do Porto, no bairro Cidade Alta, em Cuiabá, são crianças que fazem esse serviço. O valor cobrado varia de R$ 15 a R$ 25, dependendo do tamanho.

Leia Mais: 
Cerca de 100 mil pessoas devem passar pelos cemitérios durante o Dia de Finados

Balde, escova, vassoura e detergente, compõem os equipamentos de trabalho de duas crianças de 12 e 13 anos.  Ambos descalços sobem na sepultura suja, jogam água, os produtos e começam a esfregar. Os dois são rápidos no trabalho. Prática adquirida no decorrer dos anos. A dupla relatou a reportagem do Olhar Direto que já trabalha há mais de dois anos no local. Questionados sobre o que os pais pensavam, eles disseram: ‘não reclamam de nada’.  
 
Os garotos contaram que estudam. No entanto, em dias de feriados, habituam-se a ir ao local para conseguir algum dinheiro.
 
Assim como eles, muitas crianças também fazem o mesmo trabalho em outros cemitérios da capital.  É possível observar que as pessoas que contratam os serviços, tratam o fato de uma criança estar trabalhando com naturalidade.
 
No cemitério Nossa Senhora da Piedade, por exemplo, uma família inteira, desde neto, pai, irmã a avô trabalham com a limpeza de túmulos. 

Uliene Silva de Arruda, 20 anos, trabalha como lavador de túmulos e coveiro há um ano. Nos feriados costuma ir ate o cemitério do Porto oferecer os serviços a famílias que gostam de manter os túmulos sempre limpos.  Das 8 ás 18 horas ele permanece firme no local.
 
Ele relatou que gosta muito do trabalho que faz e pretende continuar atuando no local.

 Combate ao trabalho infantil no Dia de Finados
 
O combate ao trabalho infantil no Dia de Finados (02/11) foi intensificado pelos grupos de fiscalização das superintendências regionais do Ministério do Trabalho.  
 
De acordo com a assessoria, eles visitarão cemitérios para retirar crianças e adolescentes de tarefas comuns, porém proibidas para menores, como limpeza das lápides e túmulos e comércio de flores e velas.
 
As fiscalizações acontecem em conjunto com conselhos tutelares e prefeituras. Vale lembrar que trabalho em cemitérios é proibido para o menores de 18 anos, figurando no rol das piores formas de trabalho infantil, a chamada Lista TIP, conforme estabelecido na Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata da proibição das piores formas de trabalho infantil e ação imediata para sua eliminação.
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet