Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

MATA GRANDE

Agente prisional é preso por explosão de muro que resultou na fuga de 26

Foto: Reprodução

Agente prisional é preso por explosão de muro que resultou na fuga de 26
Um agente prisional investigado por envolvimento na explosão do muro na Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis (212 quilômetros de Cuiabá), que resultou na fuga de 26 detentos, foi preso nesta segunda-feira (18), por facilitar a entrada de aparelhos celulares na unidade. Na ação, também foi cumprida a prisão contra a companheira de um detento, que atuava junto ao servidor.


Leia mais: 
Criminosos explodem muro de presídio e 26 detentos fogem; houve troca de tiros

O mandado de prisão foi cumprido em trabalho da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf). O investigado, R.H.S.S. teve as ordens de prisão temporária e de busca e apreensão domiciliar expedidas pela Comarca de Rondonópolis, após ser descoberta sua atuação com a entrada com aparelhos celulares na Penitenciária, a pedido de detentos. As diligências iniciaram no mês de novembro de 2017, depois da explosão do muro da unidade prisional, oportunidade em que houve a fuga de 26 presos.

Durante investigações, os policiais civis descobriram que o agente prisional ingressava aparelhos celulares no Presídio Major Eldo Sá Corrêa, onde exerce suas funções. Mesmo não ficando evidenciado a participação do agente na fuga, ocorrida em novembro de 2017, a equipe descobriu que R.H.S.S., articulado com Vanunsa Alves da Silva (esposa de um reeducando), entrava com aparelhos celulares no presídio. Fatos que após comprovados resultaram na representação dos mandados judiciais.

No momento do cumprimento, conforme informações da assessoria de imprensa, quatro aparelhos celulares foram encontrados no compartimento de uma motocicleta.
Na sequência, foram realizadas busca na casa do suspeito, e apreendida uma arma de fogo irregular (revolver calibre 38).

Ao delegado Gustavo Belão, ele assumiu que atuava na introdução dos aparelhos celulares na Penitenciária, alegando que cobrava, entre R$ 300 a 400, para praticar o crime, dependendo do tamanho do telefone móvel.

Indiciado pelos crimes de corrupção passiva, associação criminosa e ingressar com aparelhos celulares no presídio, R.H.S.S. também foi autuado em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e tentativa de ingressar aparelho celular no presídio.

Vanusa Alves da Silva teve o mandado de prisão cumprido e será indiciada pelos crimes de corrupção ativa, associação criminosa e auxiliar ou promover o ingresso de aparelho celular no presídio.

Explosão 

Criminosos armados explodiram o muro da Penitenciária Mata Grande, em Rondonópolis e trocaram tiros com os agentes penitenciários durante a madrugada do dia 10 de novembro, em 2017. A informação inicial era de de que pelo menos 32 presos haviam escapado do raio 3 da unidade. Porém, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) confirmou que foram 26. A ação foi orquestrada e aconteceu do lado de fora do presídio.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet