Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Nenhum eleito

Ausência de negros na política é reflexo da sociedade, diz especialista

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Ausência de negros na política é reflexo da sociedade, diz especialista
O estado de Mato Grosso não elegeu nenhum candidato negro na eleição de outubro. Dos 34 eleitos para os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador e governador são em sua maioria brancos e alguns pardos, conforme dados do Tribunal Superior Federal (TSE). De acordo com a professora Candido Soares da Costa, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE), a ausência de negros na política é reflexo da sociedade em que vivemos.


Leia também
Deputado eleito por Mato Grosso irá palestrar em evento ao lado de Paulo Guedes


“Esta realidade que nós temos no Brasil em que a ausência de negros e negras nos espaços da política também é reflexo do que existe na nossa sociedade. Se verificarmos os espaços de representação, reconhecidos como sendo de maior projeção, de maior retorno social, nós vamos ter muito pouca a presença da população negra”, disse a professora em entrevista ao Olhar Direto.

Nas eleições do dia 7 de outubro, os dois senadores eleitos um se autodeclarou como branco e o outro como pardo. Já entre os oito deputados federais eleitos, sete se autodeclararam brancos e apenas um pardo.

Também com a ausência de negros, a nova legislatura da Assembleia Legislativa terá a partir do ano que vem terá 19 deputados que se autodeclararam brancos e cinco da cor parda.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares, situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil.

Para a professora Cândida Soares, o dia também é um alerta para que a sociedade brasileira lembre a importância do negro na sociedade como um todo.

“O dia 20 de novembro não é só o dia dos negros. É um dia para que a sociedade brasileira, que não é só negra, mas é negra também. A população negra está presente em todos os ramos de produção dos bens sociais, culturais, econômicos e todos os aspectos. Então é um dia para que a sociedade brasileira lembre disso e que exercite não somente neste dia, mas que se torne uma prática o exercício do reconhecimento deste seguimento da população”, finalizou.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet