Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Educação

Curso de curta duração é alternativa para formação de alunos

Os cursos de curta duração, chamados de cursos sequenciais, duram em média dois anos e são uma boa opção para quem não dispõe de tempo e, em muitos casos, dinheiro para realizar algum curso de graduação, que dura em média quatro anos. Criados pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos sequenciais são cursos de nível superior, mas não têm o caráter de graduação. O que se busca é uma formação específica em um dado campo do saber.


Os cursos sequenciais estão previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) ao lado dos cursos de graduação - bacharelados, licenciaturas e tecnólogos - e dos de extensão. Supervisionados pela Sesu, eles são oferecidos em duas modalidades: os de formação específica, criados em 2001, e os de complementação de estudos, que surgiram em 1998. O primeiro oferece diploma, já o segundo apenas certificado. São regulamentados pelo Art.44 da LDB (Lei 9394/96).

Segundo Márcia Lopes Duarte, coordenadora-adjunta do curso de Formação de Escritores e Agentes Literários da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) no Rio Grande do Sul, as diferenças em relação à graduação tradicional devem-se principalmente a duração do curso, que é menor. O sequencial é focado em uma profissionalização, a graduação tem uma formação mais ampla, enquanto o sequencial é mais especifico.

Quem fez o curso aprova a dinâmica das aulas e a curta duração. Luciana Beatriz Jaenisch, 25 anos, que concluiu o curso de Gestão da Produção no Centro Universitário Feevale, também no Rio Grande do Sul, afirma que esses foram os principais pontos que a motivaram à escolha de um curso sequencial. "Com relação ao tempo de duração não encontrei dificuldades, pois todas as disciplinas eram interessantes, e os professores conseguem focar a matéria no objetivo do curso que, no meu caso, era Gestão da Produção". O curso da estudante foi concluído em 5 semestres (dois anos e meio).

Outro dos pontos positivos, segundo a estudante, é a possibilidade de cursar apenas disciplinas específicas. Esta modalidade de curso tem um viés profissionalizante e deve ser oferecido como uma oportunidade diferenciada para a formação superior do aluno que desejar entrar rapidamente no mercado de trabalho.

"Uma grande parte da turma já trabalha na área, ou em alguma relacionada à ela, possuindo experiência, mas como hoje em dia somente isto não basta, o curso Superior de Formação Específica em Gestão da Produção supre esta necessidade de conhecimentos técnicos. É um complemento e um crescimento para o profissional" diz a estudante.

Os cursos sequenciais podem ser feitos antes, durante ou depois de um curso de graduação, permitindo que os alunos possuam diploma de graduação, mas não exigindo o diploma de graduação em todos os casos (apenas nos cursos sequenciais de complementação de estudos).

Entretanto, o diploma de um curso seqüencial não pode ser confundido com um diploma de graduação. Os alunos devem estar atentos para as regras existente nestes cursos. Em alguns casos o estudante poderá fazer uma pós-graduação (lato sensu), mas algumas universidades não autorizam. Os mestrados e doutorados (strictu sensu)- não são permitidos.

Para a coordenadora-adjunta, antes de optar pelo sequencial, o estudante deve ter muita certeza da área em que pretende atuar, pois as disciplinas exigidas são sempre muito específicas e voltadas para o mercado de trabalho, não existe a possibilidade de transitar por outras áreas, como existe na graduação.

"O curso se destina as pessoas que querem se inserir mais rápido ao mercado. Não é direcionado para quem deseja seguir carreira acadêmica. Por este motivo, é mais recomendado para quem já tem uma graduação, ou para quem já trabalha na área. No entanto, os alunos recém saídos do ensino médio que tenham realmente certeza de qual área desejam seguir podem optar por um curso de curta duração", diz a professora.

A professora acrescenta que os cursos sequenciais possibilitam compor um currículo mais dinâmico e objetivo. "Essa é característica da época em que vivemos, as pessoas desejam traçar seu caminho, seu currículo, e os sequencias favorecem esse público.

A oferta de um curso seqüencial de formação específica está atrelada à existência de um curso de graduação, reconhecido pelo MEC, na área de conhecimento à qual o curso seqüencial estará vinculado.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet