Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Sema promete sanções

Morte de peixes após abertura de comporta de usina foi causada por alteração na turbidez da água

Foto: Sinop Energia

Morte de peixes após abertura de comporta de usina foi causada por alteração na turbidez da água
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informou que as investigações iniciais apontaram que a morte de peixes no Rio Teles Pires, no município de Itaúba (a 580 quilômetros de Cuiabá), foi causada pela alteração de turbidez da água, ocasionada durante a operação de fechamento da quinta adulfa e abertura de três vertedouros da Usina Hidrelétrica de Sinop. A pasta prometeu sanções contra o empreendimento.


Leia mais:
Peixes são encontrados mortos após abertura de comporta de usina hidrelétrica; Sema apura
 
Em nota, a secretaria informou que os técnicos da pasta estão acompanhando em tempo integral o evento ocorrido na UHE Sinop e realizando o levantamento da extensão do dano causado à ictiofauna do rio Teles Pires para seja possível adotar as medidas sancionatórias cabíveis em desfavor do empreendimento Usina Hidrelétrica de Sinop.
 
As investigações iniciais apontam que a mortandade de peixes foi causada pela alteração de turbidez da água, ocasionada durante a operação de fechamento da quinta adulta e abertura de três vertedouros.
 
Por conta do fato, o empreendimento foi notificado a recolher todos os peixes e coloca-los em câmara fria para contagem e perícia, dados que irão subsidiar os autos da Sema, refletindo com precisão o dando ambiental causado.
 
A Sinop Energia recebeu a autorização para iniciar o enchimento do lago em 30 de janeiro. Todo o processo de represamento da água é acompanhado por uma equipe multidisciplinar de profissionais tanto da sede, quanto da unidade regional da Secretaria em Sinop, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMPA) e Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema).
 
O objetivo da supervisão é realizar um intenso monitoramento das condicionantes estabelecidas, assegurando respostas rápidas caso ocorra alguma intercorrência durante o enchimento.
 
Na última segunda-feira (04), 24 horas após abertura da primeira das comportas do vertedouro e fechamento das adufas, foram constatadas mortes de peixes a jusante do barramento, no município de Itaúba.
 
A Sinop Energia asseverou que uma série de providências foram tomadas, tais como aumento imediato de barcos e funcionários especializados para monitoramento detalhado e resgate ictiofauna a jusante (abaixo da barragem).
 
Turbidez da água
 
Uma importante propriedade da água é a turbidez, a qual está diretamente relacionada à sua qualidade como água doce e potável. Ela representa a propriedade óptica de absorção e reflexão da luz, e serve como um importante parâmetro das condições adequadas para consumo da água.
 
A turbidez é causada por partículas sólidas em suspensão, como argila e matéria orgânica, que formam coloides e interferem na propagação da luz pela água.
 
Enchimento de reservatórios
 
Para que esses procedimentos fossem iniciados, o empreendimento realizou o remanejamento das famílias envolvidas e obras de alteamento na BR-163. A suspensão da vegetação foi concluída em toda a área com autorização do órgão ambiental.
 
Com investimentos na casa de R$ 2,8 bilhões em ativos, a Usina Hidrelétrica Sinop está sendo implantada entre os municípios de Cláudia e Itaúba, no rio Teles Pires, estado do Mato Grosso. Com o reservatório sendo formado nos municípios de Sinop, Cláudia, Sorriso, Itaúba e Ipiranga do Norte, terá capacidade para gerar 401,88 megawatts (MW) de energia, o suficiente para abastecer uma cidade com 1,6 milhão de habitantes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet