Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Embargos de declaração

TCE condiciona RGA de servidores do Executivo ao repasse de duodécimo aos Poderes

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

TCE condiciona RGA de servidores do Executivo ao repasse de duodécimo aos Poderes
Acolhendo Embargos de Declaração interposto pelo ex-governador Pedro Taques (PSDB) e, na época, pelo então governador eleito Mauro Mendes (DEM), o Tribunal de Contas de Mato Grosso vetou o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores do Executivo até que o Governo cumpra com o repasse de duodécimo aos Poderes e órgãos autônomos. A proibição se aplica ao percentual de 2% referente à parcela da recomposição de 2018.


Leia mais:
Convocado na AL, Borges mantém veto a reajuste do Executivo e diz que MPE fez cortes para pagar RGA

O entendimento da Corte acolheu parcialmente os argumentos de Mauro Mendes e negou provimento às alegações de Pedro Taques. Relator dos embargos, o conselheiro interino Isaías Lopes da Cunha incluiu em seu voto a necessidade de cumprimento das obrigações contratuais antes da concessão de RGA.

Conforme o TCE, a recomposição só poderá ser concedida, ainda, se comprovada a capacidade financeira do Estado para cumprir com suas obrigações constitucionais, legais e contratuais, inclusive o artigo 23 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Antes de implantar a RGA o Governo também deverá repassar as transferências constitucionais e legais nas datas previstas e pagar a folha dos servidores públicos e militares até o dia 10 do mês subseqüente, que atualmente vem sendo paga de forma escalonada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet