Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Enfim

Incêndio em Chapada é extinto depois de devastar o equivalente a 13,3 mil campos de futebol em 10 dias

Foto: Christian Berlinck

Incêndio em Chapada é extinto depois de devastar o equivalente a 13,3 mil campos de futebol em 10 dias
O incêndio florestal no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (64 quilômetros de Cuiabá) desde o dia 09 de agosto foi finalmente extinto no último domingo (18), após dez dias. No total, contando a área atingida do parque e outras ao redor, o fogo devastou o equivalente a 13,3 mil campos de futebol.


Leia mais:
Incêndio já consumiu 11% do Parque Nacional; bombeiros usam 4 aviões no combate
 
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que o incêndio foi totalmente extinto na noite do dia 18 de agosto, dez dias após ter iniciado. Os ICMBio irá realizar a perícia para identificar, dentro outras coisas, a origem e a causa. Enquanto isto, os trabalhos vigilância continuam no local.
 
Até o último dia, quatro aeronaves de asa fixa estavam dando apoio aéreo no combate. Durante o incêndio, dois atrativos turísticos chegaram a ficar fechados. Até o dia 16 de agosto, foram queimados 3.800 hectares no interior da unidade, o que corresponde a 11% de sua área total.
 
A área total atingida por este mesmo incêndio, dentro e fora do Parque Nacional, já ultrapassa 9.500 hectares, o que equivale a mais de 13,3 mil campos de futebol.
 
O incêndio florestal teve início no dia 08 de agosto, na região do distrito da Água Fria e adentrou o parque um dia depois. Brigadas do ICMBio, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Corpo de Bombeiros auxiliaram durante os dez dias.
 
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é Unidade de Conservação Federal com 33 mil hectares, localizada nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, MT. Criado em abril de 1989, o parque protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa.

O ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, responsável pela administração, proteção e fiscalização das Unidades de Conservação da União.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet