Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

PSF do Capão Grande realiza coleta para exames

O PSF do bairro Capão Grande vai realizar durante esta quinta-feira (27.08) coletas para exames de CCO (Papanicolau) e palestras sobre prevenção e tratamento do câncer de colo de útero. Os exames serão realizados das 7h às 18h.


“Nosso objetivo é que as mulheres estejam conscientes da importância desse exame, se a doença for descoberta a tempo é possível realizar o tratamento com maiores chances de cura”, destacou o coordenador da unidade de saúde, Leoni José da Silva.

O câncer de colo de útero, inicialmente, é silencioso. Os sintomas aparecem quando a doença já está em estado avançado, por isso a necessidade de realizar exames periodicamente.

O primeiro teste deve ser feito aos 18 anos, ou antes, se a moça já iniciou sua vida sexual, e, a partir daí, anualmente. Devem fazer exames semestralmente as mulheres que: apresentarem alguma anormalidade em exame anterior; estão entrando na menopausa; têm infecções vaginais freqüentes; já fizeram cirurgia de retirada do útero, com permanência do colo.

Como identificar a doença:

- Sangramento após as relações sexuais

- Perda de sangue inesperado entre as menstruações

- Perda de sangue vaginal após a menopausa

- Aparecimento de sangue na urina ou fezes

- Dor na região pélvica

A mulher que apresenta esses sintomas deve procurar imediatamente o médico, que solicitará outros exames também, a fim de fazer o diagnóstico.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet