Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Viu oportunismo

Secretário afirma que temporizadores em semáforos não vão reduzir multas: “problema está no condutor”

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Secretário afirma que temporizadores em semáforos não vão reduzir multas: “problema está no condutor”
“O problema está no condutor”. Esta é a avaliação do secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor Figueiredo, que afirmou que os temporizadores instalados nos semáforos não irão reduzir o número de multas por avanço semafórico. Ele chamou de “oportunistas” os vereadores que espalham cartazes dizendo que eles conseguiram a instalação dos equipamentos. “Já havia um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE)”.


Leia mais:
Câmara aprova obrigação de temporizador em semáforos com radar eletrônico de velocidade
 
Antenor explicou que o TAC com o MP obrigava o município a colocar os temporizadores em alguns lugares. “Foi feito todo o processo”. Ele ainda aproveitou para criticar alguns vereadores que fazem oposição ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). “Acho muito oportunismo do vereador Dilemário Alencar (Pros) [O projeto aprovado na Câmara, na verdade, foi de autoria de Diego Guimarães (PP)]. Um vereador não pode gerar despesas para o município e isto aconteceu”.
 
“Porém, como o prefeito quis acabar de vez com esta pecha da indústria da multa, determinou que colocássemos nos principais pontos onde estão as fiscalizações eletrônicas. Pedi para fazer estatística e você vai ver que ainda vão acontecer multas por avanço de semáforo. O problema está no condutor. É impossível a pessoa ser multada após passar pelo laço eletrônico”, acrescentou o secretário.
 
Antenor ainda criticou a cultura dos condutores de acelerar quando o semáforo está no amarelo. “Não queremos perder dois segundos e acaba tendo um acidente fatal. Os temporizadores vão continuar, mas não por causa dos oportunistas que estão espalhando faixas. Vamos fazer isto para prestar esclarecimento para a sociedade e para cumprir o TAC”.
 
“Vamos provar que não é industria de multa. Vale lembrar que, como os semáforos são inteligentes, eles se adaptam aos temporizados. É o mesmo caso das botoeiras. Elas esperam romper o ciclo do semáforo, não fecha automaticamente. Está tudo interligado”, acrescentou o gestor.
 
O secretário fez questão também de destacar a instalação dos semáforos inteligentes nos acessos entre a Estrada do Moinho e a avenida Brasília. Segundo ele, os condutores fizeram elogios e disseram que, em um trecho que se demorava duas horas para andar poucos metros, agora só se para duas vezes por conta dos equipamentos.
 
“Mesmo assim, logo terá que ser ajustado. O motorista busca conforto e vai por onde é mais rápido, onde tem menos dor de cabeça. Foi o que aconteceu na avenida Beira Rio. Com o semáforo, todos viam que estavam andando mais rápido e acabaram indo para lá, superlotando a via. Mesmo assim, ainda funcionou perfeitamente. O trânsito é bastante dinâmico. Por isso que as obras precisam ser bem projetadas. Temos que pensar na frente”, finalizou.

Em julho deste ano, a Câmara de Vereadores de Cuiabá aprovou o projeto de lei, do vereador Diego Guimarães (PP), que determina o uso de temporizador em todos os semáforos com radar eletrônico de velocidade. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet