Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Em estudo

Horário de exclusividade em corredores de ônibus pode ser reduzido; novos serão implantados

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Horário de exclusividade em corredores de ônibus pode ser reduzido; novos serão implantados
O horário de exclusividade nos corredores de ônibus poderá ser reduzido pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob). O secretário Antenor Figueiredo disse ao Olhar Direto que a medida é estudada e poderá ser testada na nova faixa, que deve ser implantada na avenida Fernando Corrêa da Costa. O gestor ainda aproveitou para pedir atenção dos condutores, que não se atentam ao fato de que a via pode ser usada após certo horário.


Leia mais:
Faixas exclusivas poderão ser usadas por táxis, ambulâncias e motos em Cuiabá; multas serão arquivadas
 
Ao Olhar Direto, o secretário afirmou que a avenida Fernando Corrêa da Costa deverá ganhar, em breve, um novo corredor exclusivo para ônibus. Além disto, revelou que a engenharia da pasta estuda a possibilidade de que a exclusividade valha apenas nos horários de pico, sendo liberada a via para todos antes e após isto.
 
“No horário de pico, será somente para os exclusivos, depois disto, todos poderão usar. Alguém tem que começar a mudar. Vamos colocar mais placas, propagandas, investir na mídia. Com o acréscimo destas faixas vai interligar. Imagina o ganho que é isto para o transporte coletivo. Precisamos priorizar o transporte de massas”, disse o secretário.
 
Antenor também fez questão de lembrar as críticas que sofreu quando começou com o projeto em Cuiabá.  “Fui eu quem implantou o primeiro corredor exclusivo em Cuiabá, na avenida Isaac Póvoas. Na época, me chamaram de louco. Falavam que resolvia só um minuto, mas multiplica por 400 ônibus que passam por dia. Fizemos o mesmo na Getúlio Vargas, foi a mesma coisa. Nos acostumamos com a novidade”, disse o secretário.
 
“É preciso ficar atento, as pessoas não prestam atenção. Depois das 20 horas, está liberado para qualquer um passar pela faixa exclusiva. De dez pessoas que pergunto, cinco não observaram as placas de que ele pode usar a via depois daquele horário. É bom para todo mundo”, acrescentou.
 
Antenor ainda comenta que a avenida General Valle também poderá ganhar uma faixa exclusiva para o transporte coletivo, assim que o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC) for transferido para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).
 
Desde dezembro de 2017, os veículos de transporte individual de passageiros (táxis), ambulâncias e motos estão autorizados a circular pelas faixas que até então eram exclusivas para os ônibus no município de Cuiabá.
 
Ficou definido também que não será permitido o embarque e desembarque de passageiros usuários de táxis nos corredores exclusivos a esquerda, o qual será permitido apenas nas faixas à direita.
 
Cuiabá conta com mais de 12 quilômetros de faixa exclusiva nas principais avenidas da cidade Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Prainha e CPA. Uma das metas de prefeitura é ampliá-las para outras regiões como o Coxipó e também a avenida Fernando Corrêa da Costa. A nova faixa deve ter um total de 1,5 quilômetro de cada lado da avenida, iniciando na Praça dos Motoristas, em frente à escola Master até o viaduto da UFMT.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet