Olhar Direto

Quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Notícias / Política MT

Vereador apresenta projeto que garante acesso de medicamentos gratuitos a usuários do SUS

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

20 Out 2019 - 15:01

Foto: Assessoria/Câmara Municipal

Vereador apresenta projeto que garante acesso de medicamentos gratuitos a usuários do SUS
O vereador Zidiel Coutinho (PV) apresentou um projeto de lei que beneficia os usuários do Sistema único de Saúde (SUS), em especial aqueles que necessitam de periodicamente de medicamentos para realizar o seu tratamento de saúde, durante sessão da última terça-feira (14).

Leia também
Ex-presidente da Câmara terá que restituir R$ 106 mil ao cofres públicos de Cuiabá


A proposta do parlamentar garante o acesso gratuito aos usuários do SUS a medicamentos e insumos não fornecidos pelos municípios, por motivos de indisponibilidade em estoque nas unidades e estabelecimentos da rede pública de saúde.

Por meio do projeto, o Executivo Municipal fica autorizado a firmar convênios com farmácias da rede privada, para fornecimento os medicamentos.

“Muitas vezes as pessoas que não tem condições de comprar o seu remédio e recorre ao SUS para conseguir o medicamento, mas é corriqueiro as vezes que eles acabam saindo das unidades de saúde de mãos vazias, porque nas prateleiras o seu medicamente não existe por indisponibilidade”, disse o vereador.

Desta forma, a intenção do vereador é criar com o projeto o Programa Mais Saúde, que irá garantir o acesso a medicamentos não fornecidos pelo SUS por indisponibilidade.

“Este projeto quer dizer que deve ser disponibilizado gratuidade em farmácias da rede privada de saúde e contratadas mediante licitação, aquele medicamento que não tem na rede problema de saúde. Ele ainda fala que as farmácias contratadas podem vender ao Poder Executivo os medicamentos ao valor equivalente ao preço máximo pagos pelo poder público”, justificou.

7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Edson moura
    21 Out 2019 às 10:22

    Achei interessante, porém não sei o legislativo pode fazer projeto que crie despesa para o município. Acho que a iniciativa tem que ser do executivo. Silvio realmente está na constituição, porém a dificuldade é imensa para aquisição do mesmo. Mas é um assunto a se discutir. Até que enfim algo de relevância nesse nosso legislativo. Parabéns Zidiel.

  • Walter
    21 Out 2019 às 09:56

    Sempre que eu vejo o governo falar que alguma coisa vai ser "gratuita" já me dói o coração. Trabalhar de graça ninguém trabalha, o que o nobre vereador fez foi aumentar o gasto público via impostos. O povo vai pagar a conta mais uma vez.

  • Ggm
    21 Out 2019 às 09:13

    O fazer chover no molhado, isso já é um direito do contribuinte. Ele deveria criar uma lei para o usuário conseguir o medicamento, nunca tem os remédios no posto de saúde.

  • Ggm
    21 Out 2019 às 09:13

    O fazer chover no molhado, isso já é um direito do contribuinte. Ele deveria criar uma lei para o usuário conseguir o medicamento, nunca tem os remédios no posto de saúde.

  • Chico Bento
    21 Out 2019 às 08:10

    Até onde sei, todos os usuários do SUS têm remédios gratuitos desde o período do FHC. O que esse vereador desocupado esta querendo?

  • Vicente
    20 Out 2019 às 23:02

    Maravilha que Deus abencoe esse projeto

  • silvio lopes de moraes
    20 Out 2019 às 20:15

    ISSO JÁ ESTA NA CONSTITUIÇÃO DESDE 1988,O POVO QUE NÃO É INFORMADO,ELE NÃO INVENTOU NADA.