Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

CONDENADO

Conselho da Mulher repudia possível contratação do goleiro Bruno no Operário de VG

Foto: Cristiane Mattos/AFP

Conselho da Mulher repudia possível contratação do goleiro Bruno no Operário de VG
Diante da possível contratação do goleiro Bruno Fernandes para o Operário de Várzea Grande, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso (CEDM/MT) repudiou a situação, por meio de posicionamento emitido por nota. A entidade espera que a agremiação repense a decisão de integrá-lo ao elenco em respeito às mulheres.

Bruno foi condenado a mais de 20 anos de prisão por participação na morte da modelo Eliza Samudio, mãe de um filho dele.

Leia mais:
Em negociação com time de MT, Bruno será retratado em série sobre feminicídio de Eliza Samudio

O CEDM ressalta que Bruno, à época do crime jogador do Clube de Regatas do Flamengo, foi condenado pelos crimes de homicídio, ocultação de cadáver, sequestro e cárcere privado. “Trata-se de alguém que demonstrou profundo ódio e total desrespeito às mulheres ao tratar dessa forma cruel e bárbara aquela que seria a mãe do seu filho”, afirma o conselho.
 
A entidade pondera que o futebol cria ídolos entre crianças e jovens, em processo de formação, e entende que tratar alguém capaz de cometer um crime tão bárbaro é um fato bastante preocupante. “Mesmo tendo cumprido parte da pena pela morte de Eliza Samudio, e tendo obtido na Justiça a progressão de regime para o semiaberto, a gravidade dos crimes cometidos por Bruno Fernandes impõe que ele seja tratado com mais rigor e não como se fosse um ‘ídolo’ que merece ser disputado por clubes de futebol”.
 
O Conselho lembrou ainda que no mês passado Cuiabá foi uma das cidades a receber a Campanha do Laço Branco, formada por homens que lutam pelo fim da violência contra a mulher. Conforme posicionamento, em menos de 30 dias após o lançamento da ação, o Operário vai na contramão da campanha, tentando a contratação de alguém condenado pela Justiça por ter matado uma mulher.
 
Para o conselho, a contratação passa uma mensagem subliminar de que machismo e misoginia são práticas toleradas. “Isto, especialmente, no nosso país e estado onde os índices de mulheres que sofrem violência e morrem todos os dias por esse motivo estão entre os mais altos do mundo”. O CEDM afirmou que vai acompanhar o desdobramento do caso e espera que o clube desista da contratação.
 
Série sobre feminicídio

Bruno terá sua história contada em uma série da Globo Play dirigida por Amora Mautner. A diretora disse à Uol que o projeto será escrito por Lucas Paraíso, que fez ‘Sob Pressão’  e pela cineasta Gabriela Amaral. A série é baseada no livro ‘Indefensável – O Goleiro Bruno e a História da Morte de Eliza Samudio’, editado pela Record. A ideia da Globo é fazer diversas séries sobre crimes já solucionados pela justiça – outro anunciado recentemente é o ‘Caso Evandro’.

Bruno deve vir em breve para Várzea Grande. Em 2017, após deixar o presídio, ele atuou no Boa Esporte Clube. Entretanto, teve a decisão que concedia liberdade revogada pelo Supremo Tribunal Federal. Caso volte mesmo aos gramados, ele deverá jogar no campeonato Mato-Grossense, Copa do Brasil, Copa Verde e a Série D.
 
O supervisor de futebol André Xela disse, ao Olhar Direto, que Bruno será ressocializado. "Ele já está no semiaberto, precisa de um emprego. A gente acabou fazendo a proposta para ele, estamos só esperando a Justiça de Minas Gerais fazer a liberação, para podermos assinar o contrato", afirmou. 
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet