Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Política MT

SEMANA DA MULHER

Pedido de Ulysses adia votação de PEC que antecipa eleição da Mesa e Janaina acusa colega de machismo

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Pedido de Ulysses adia votação de PEC que antecipa eleição da Mesa e Janaina acusa colega de machismo
A deputada Janaina Riva (MDB) reagiu ao pedido de vista do deputado Ulysses Moraes (PSL) da Proposta de Emenda à Constituição do Estado (PEC) para antecipar a eleição da Mesa Diretora e acusou o colega de machismo. Isto porque o objetivo do projeto é garantir a participação da emedebista no pleito, que deve cumprir licença maternidade durante o período do calendário original. A PEC esteve disponível há 10 sessões e o deputado não se manifestou anteriormente sobre o assunto. O presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho (DEM), também criticou a atitude do pesselista.


Leia mais:
AL pode antecipar eleição da Mesa Diretora para garantir participação de Janaína Riva

“Infelizmente a gente ainda encontra dificuldades porque ainda existe uma insensibilidade, como a gente viu ali do colega que pediu vistas só para demandar mais tempo, sem ter o intuito realmente de contribuir, porque já tinha essa conversa e a disposição não só da minha parte, mas também de outros colegas de poder alterar isso num segundo momento, porque a PEC tem uma tramitação especial. Podia ter feito alguma alteração, mas eu sequer fui procurada. A gente está aí na semana da mulher e a única mulher da Casa quer participar, qual o problema em poder abrir uma exceção? Eu tenho certeza que não sou só eu, várias mulheres enfrentam isso no seu dia a dia. Tem lugares que sequer contratam mulheres por conta da possibilidade de engravidar. A gente tem que mudar isso, a Assembleia tem que dar esse exemplo, a mulher tem que estar num ambiente que seja inclusivo, gestante ou não”, criticou a deputada.

A PEC, apelidada por Botelho de “PEC Janaina”, altera a Constituição do Estado para permitir que as eleições sejam antecipadas e garantam a participação da emedebista, tanto na votação como em uma eventual composição de chapa.

Janaina está grávida de 13 semanas e retomou suas atividades no Legislativo esta semana, após cumprir três meses de repouso absoluto por recomendação médica. Esta foi a quarta tentativa da parlamentar de engravidar nos últimos dois anos. Em dezembro de 2018, na véspera de seu casamento, Janaina sofreu o primeiro aborto espontâneo. Conforme relatado por ela, após optar por um procedimento de fertilização, foram mais três perdas – uma delas na atual gestação, que inicialmente era de gêmeos.

Janaina, que já é mãe de José e Sophia, está grávida de seu primeiro filho do casamento com o empresário Diógenes Fagundes.

A reportagem tentou contato com o deputado Ulysses Moraes, para saber seu posicionamento com relação à retirada da PEC de pauta, mas até o fechamento desta reportagem o deputado não deu retorno.

A atitude de Ulysses, que ficará com o projeto até a próxima terça-feira (10), conforme determina o Regimento da Casa, foi criticada também por Botelho. “A PEC já estava aí há dez sessões disponível, deputado, mas eu vou cumprir o Regimento. Estamos na semana da mulher, acredito que poderíamos ter uma sensibilidade. Mas é seu direito, então concedo a vista”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet