Olhar Direto

Segunda-feira, 13 de julho de 2020

Notícias / Política MT

Prefeitura contraria decreto de MT e mantém isolamento: "primeiro cuidamos da população"

Da Redação - Isabela Mercuri

26 Mar 2020 - 12:14

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Prefeitura contraria decreto de MT e mantém isolamento:
A Prefeitura de Cuiabá afirmou que vai manter as medidas de isolamento decretadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) pelo menos até o dia 5 de abril, contrariando o novo pronunciamento do governo do estado, que liberou parte do comércio e outros serviços. Segundo o prefeito, as medidas poderão mudar somente após avaliação dos resultados iniciais.

Leia também:
Mauro Mendes libera abertura de shopping, banco e mercado, mas mantém parques fechados
 
“O vírus não circula. Quem circula são as pessoas. Por isso, cuidar da sua saúde, cuidar das pessoas é tão fundamental. Cuiabá não pode sucumbir.  Nesse momento não há atividade econômica que prevaleça à vida. A economia será recuperada, em um esforço conjunto, mas os munícipes merecem ações firmes e assertivas em defesa do cidadão. Primeiro cuidamos da população, depois recuperamos a economia”, afirmou Emanuel.
 
O prefeito disse que sua decisão se dá principalmente em virtude  da espiral de crescimento da infecção, que deve ter seu pico no mês de abril, conforme projeções do Ministério da Saúde.
 
““Lidamos com uma questão global e os  modelos de gestão, obrigatoriamente, devem ser reavaliados. Não podemos ter como prioridade a economia. A prioridade é a vida. Sigo consciente de que meu embate é contra o novo coronavírus e continuarei nesse enfrentamento em defesa de cada cidadão cuiabano”, completou.
 
Por fim, Emanuel pede o apoio ao Governo do Estado, Tribunal de Contas, Poder Judiciário, Poder Legislativo, ao Ministério Público e à Defensoria Pública, Associação Mato-grossense dos Municípios e demais instituições. “É fundamental a união de todos, em especial dos poderes e instituições, para essa cruzada contra a COVID-19 e em defesa da cidadania e da dignidade da pessoa humana”.
 
O governador Mauro Mendes publicou novo decreto definindo novos critérios para a prevenção e combate ao coronavírus, com a manutenção do isolamento social. Em coletiva, o governador ratificou o fechamento de parques, cinemas e igrejas, porém permitiu a abertura e funcionamento de shopping centers, mercados e serviços funerários.

73 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Danielle monique da Silva
    29 Mar 2020 às 15:53

    Tem que manter quarentena sim...Ainda mais quem tem criança e idoso em casa...

  • ricardo
    28 Mar 2020 às 10:38

    A OMS “recomenda” e não “decreta” o Isolamento Social como governadores e prefeitos. Isolamento social =FIQUE EM CASA. Voce tem algum motivo imprescindivel para sair de casa, se não for indispensavel não saia. (ex: vou comprar um carro uma camisa um perfume um shampoo – nada disso é vital, pode aguardar alguns meses para adquiri-los. Vou comprar remédio – não precisa sair de casa pois a farmácia faz a entrega domiciliar. Vou almoçar no restaurante- não é necessidade relevante pois voce pode fazer em casa, e etc..). Logicamente se todos seguirem o Isolamento Social proposto pelos cientistas e médicos, gradualmente os comércios não essenciais interrompem ou diminuem as atividades. É esse o motivo das propostas de ajudas economicas dos governos em todo o mundo. A interrupção gradual da economia em consequencia do Isolamento Social FACULTATIVO da população. Toda a população,mais cedo ou mais tarde, vai contrair o virus COVID-19. A função da recomendação do Isolamento Social é para qua o virus seja transmitido de maneira mais lenta ao longo do tempo e não sobrecarregar o sistema de saúde. Ex. Um milhão de infectados em um mês sem o isolamento social facultativo, ou um milhão de infectados ao longo de nove meses com o isolamento social facultativo. Com os governos estaduais e mun

  • Cesar
    27 Mar 2020 às 11:57

    Curioso que mesmo depois que decretaram quarentena os numeros aumentarm e muito, o povinho bobo abram os olhos estão se deixando levar por briga política, o vírus existe sim, é para tudo isso, NÃO, isolem a classe de risco e aos outros vamos a luta isso sim é defender os idosos não se esconder atrás deles como estão fazendo, do jeito qua vai vamos morrer de fome, ou vcs acham que se o Brasil quebrar vamos recuperar da noite para o dia.

  • Cesar
    27 Mar 2020 às 11:50

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Jonathan
    27 Mar 2020 às 11:25

    Pra quem lê a bíblia já conhecem a passagem do livro de ISAIAS .26.20 . E pra aqueles que não sabem vai lá da 1 minuto do seu tempo pra ler já que estão tão preocupados com o dinheiro pois saiba que se vc morrer vc não levará nada dessa terra por que ela não pertence a ti . Fica a dica pensa primeiro na sua vida e da sua família .

  • Jonathan
    27 Mar 2020 às 11:18

    Está de parabéns o perfeito da capital pelo menos está se importando com a população enquanto demais regiões e municípios preocupado com o dinheiro parabéns por pensar nas vidas que irá salvar com essa atitude ..

  • Tamires
    27 Mar 2020 às 11:09

    Quem concorda e quer ficar em casa isolado fique porém não dependa dos outros tbm! Pq é fácil falar mais dependem dos caminhoneiros que estão sem restaurantes nas estradas, depende dos funcionários dos mercados, dos postos entre outros! Fiquem em casa e se a comida acabar porque o vírus só vai acabar qndo inventarem a vacina e não por isolamento! Qndo a comida acabar na casa de vcs, vcs comem as histerias todas!

  • Lucas
    27 Mar 2020 às 11:07

    Concordo com você prefeito, pois tenhamos que preservar as vidas das pessoas.

  • Fátima
    27 Mar 2020 às 10:55

    O pico d vírus é d dia 23/03 a 03/04 depois ele vai enfraquecendo.

  • renato santos
    27 Mar 2020 às 10:30

    Prefeito irresposnsavel, vc sera lembrado pelo Paleto e por ajudar quebrar povo cuiabano.

Sitevip Internet