Olhar Direto

Quarta-feira, 27 de maio de 2020

Notícias / Política MT

Prefeitura de Cuiabá avalia decretar toque de recolher e rodízio de veículos

Da Redação - Arthur Santos da Silva

04 Abr 2020 - 09:55

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Prefeitura de Cuiabá avalia decretar toque de recolher e rodízio de veículos
A prefeitura de Cuiabá vai instalar grupo de trabalho permanente para avaliar semanalmente a necessidade de toque de recolher e rodízio de veículos. A informação foi divulgada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) em pronunciamento neste sábado, transmitido ao vivo por meio de redes sociais.

Leia também 
Primeira vítima de Covid-19 em Mato Grosso é enterrada; supermercado é fechado por três dias


As medidas podem ser decretadas por zona ou em toda cidade, segundo esclareceu o prefeito. Emanuel alertou que se a população seguir a recomendação de ficar em casa, o toque de recolher não será necessário. 

"Fica determinado que a Secretaria Municipal de Saúde, a Defesa Civil Municipal e a Fiscalização Unificada, dentro de 5 (cinco) dias, a contar da publicação deste Decreto, instalarão grupo de trabalho permanente para verificação da necessidade de implantação, pelo Prefeito Municipal,de rodízio de veículos e/ou do Toque de Recolher (restrição à circulação de pessoas em logradouros públicos em determinado horário) no Município de Cuiabá, o qual poderá ser geral ou por região, como medidas de prevenção e combate ao contágio do Novo Coronavírus (COVID-19)".
 
O grupo de trabalho apresentará ao Prefeito Municipal, semanalmente ou em prazo menor, relatório técnico sobre a necessidade ou não de implantação do rodízio de veículos e do toque de recolher.

O prefeito também determinou que aulas da rede pública continuam suspensas até o dia 10 de maio. Instituições privadas receberam recomendação para que sigam a decisão da prefeitura. Kits de alimentação continuarão sendo distribuídos aos alunos carentes. 

Emanuel determinou ainda a suspensão do passe livre e da tarifa social até o dia 10 de maio. O prefeito garantiu a higienização dos ônibus no ponto final de cada linha e disponibilização de álcool em gel nos terminais e estações.
 
Somente 30% dos ônibus circularão: 10% atendendo trabalhadores da saúde e 20% atendendo trabalhadores de setores fundamentais. Será necessária apresentação de comprovante de trabalho.
 
As medidas são estabelecidas  com critério técnico científico, obedecendo as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS). ​O novo decreto será publicado na segunda-feira (6). 

62 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Fernanda M. Vasconcelos
    06 Abr 2020 às 04:44

    Anistia o IPTU. Não tenho dinheiro na brusa.

  • Peninha
    05 Abr 2020 às 16:25

    Parabéns prefeito. Se a coisa piorar esses hipócritas vai culpar os políticos.

  • Julio Cesar
    05 Abr 2020 às 15:19

    Sobre a possibilidade de implantar uma espécie de toque de recolher em Cuiabá. Vejamos. Caro eleitor do Olhardireto, você só pode ser preso no Brasil ou sua liberdade de locomoção restrita se houver estado de sitio ou exceção. Tal ato não é competência do prefeito . O link do vídeo a seguir explana perfeitamente a explicação com embasamento. DESOBEDIÊNCIA CIVIL! https://www.youtube.com/watch?v=CPrN1MFmzbo

  • rodrigo botelho pinto
    05 Abr 2020 às 08:01

    Ei Manu Pinheiro me da seu carrão e pega meu busão. Criar coisas pra por nos dos outros e fácil quando se está por cima do que se propõe.

  • Adonis Lotufo Rebelo
    05 Abr 2020 às 07:05

    O prefeito está brincando com a população que passa fome, nossos funcionários já estão sem comer com crianças em casa , maridos autônomos sem trabalho e agora sem poder sair para fazer um trabalho de prestação de serviço colocando toque de recolher o prefeito vai deixar as pessoas em situação de poderem até se revoltar e começar uma baderna com risco até de desordem geral se tornando agressivas podendo até saquear supermercados pela fome .

  • Maria Cristina Faria
    05 Abr 2020 às 06:56

    Parabéns a conduta de restrição à aglomerações. Toque de recolher foi utilizado em outros paises e se apresentou como resultado positivo na contenção da disseminação do Covid 19. Os paises que pensaram na vida em primeiro lugar apresentam seus resultados beneficos a sociedade.

  • Paula
    05 Abr 2020 às 06:06

    Esse povo que fala que quase não tem carro e gente na rua devem ser muito sem noção.... Ou não estão vendo mesmo a quantidade de gente na rua, eu trabalho todos os dias... estou dentro do grupo essencial e nem me deram o direito de home office, estou correndo risco tds os dias, e indo com carro emprestado e as ruas já estão começando a criar congestionamento novamente, como se não tivessem pesssoas ficando em casa...

  • Eduardo Ferraz Pacheco de Castro
    05 Abr 2020 às 05:57

    Sr. Prefeito, O povo de Cuiabá precisa trabalhar. O povo está ficando sem recursos... Aqui em Casa o Dinheiro não brota do Paletó, não!

  • Joubert
    05 Abr 2020 às 05:03

    Eu gostaria e muito de ver este prefeito ser cumpridor de leis e muito mais as da OMS que ele tanto fala, nas obrigações a ele atribuídas tais como: Limpezas de córregos, saneamento básico, água de qualidade, cobertura dos canais abertos de córregos condutores de esgoto, Melhor estruturação das Escolas Municipais, PORQUE ATE HOJE NÃO ABRIU A NOVA UPA DO VERDÃO ONDE ERA A FEIRA?????? No mínimo estará esperando reformar???? Porque os postos de saúdes estão tomados de mato e. Estão todos calados????? Ah tenha paciência. Pra cima deles Povo Cuiabano e os que aqui vivem. É lamentável ver ocorrer a destruição da nossa Cuiabá pelo Prefeito que sabe que não terá seu mandato renovado e do nosso Mato Grosso por esse sem noção que o governa. Porque os telefones da Prefeituras ninguém atende??? Secretárias e Secretários inoperantes vocês não vão nos destruir e esse jejum que está decretado vai colocar fim nesta escalada toda de injustiça, desamor e falta de humanidade. Podem Sr. Governador e Prefeito saber que pagarão caro se não recuarem desta atrocidades que estão fazendo com o povo Deus tudo vê e sabe Ele é o justo Juiz e com Ele não tem jeitinho e nem se recorre a ninguém.

  • Wilson
    04 Abr 2020 às 23:10

    Ta é querendo arrumar um jeito de arecadar mais impostos com isso de rodigio vai aplicar multas em veicilos a pra todos os lados

Sitevip Internet