Olhar Direto

Notícias / Cidades

Casos confirmados de Covid-19 aumentam para 108 e número de mortes sobe para dois em MT

Da Redação - Vinicius Mendes

09 Abr 2020 - 16:49

Foto: Reprodução

Casos confirmados de Covid-19 aumentam para 108 e número de mortes sobe para dois em MT
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quinta-feira (09), 108 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados dois óbitos em decorrência de coronavírus. A segunda morte em decorrência da Covid-19 ocorreu na noite de quarta-feira (08), em Cáceres.

Leia mais:
Aumenta para 90 casos de Covid-19 confirmados em Mato Grosso; 446 têm problemas respiratórios graves

Os casos confirmados estão em Cuiabá (58), Sinop (11), Rondonópolis (11), Várzea Grande (6), Tangará da Serra (5), São José dos Quatro Marcos (2), Cáceres (2), União do Sul (1), Primavera do Leste (1), Nova Mutum (1), Nova Monte Verde (1), Lucas do Rio Verde (1), Lambari D’Oeste (1), Canarana (1), Campo Novo do Parecis (1), Aripuanã (1), Alta Floresta (1) e residentes de outros Estados (3).

De acordo com o Boletim Informativo, os três casos que constam como de outros estados foram notificados pelas Secretarias Municipais de Rondonópolis (1), Chapada dos Guimarães (1) e Pontes e Lacerda (1). 

Dos 108 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 81 estão em isolamento domiciliar, 11 estão recuperados e 14 estão hospitalizados - sendo sete em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sete em enfermarias. Dentre o número de casos no Estado, 60% é do sexo feminino e 40% masculino; sendo que 59 pacientes têm faixa etária entre 36 a 55 anos. 

Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios. Mais informações estão detalhadas na Nota Informativa divulgada pela SES (anexada a este texto).

A Nota Informativa com dados atualizados é divulgada diariamente a partir das 17h. A coletiva de imprensa virtual com o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, transmitida pelo Instagram e Facebook do Governo do Estado, ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras a partir das 8h30.

Cenário nacional

Nesta quinta-feira (09), o Governo Federal confirmou 17.857 casos de Covid-19 no Brasil e 941 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, divulgado pelo Ministério da Saúde, o país contabilizava 800 mortes e 15.927 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • DELCIO JANKE
    10 Abr 2020 às 13:45

    Bolsonaro provou hoje a toda nossa nação que é um gênio politico, do qual eu nunca tinha visto antes em toda minha vida num presidente da republica do Brasil! Extremamente estrategista e muito bem assessorado, manteve o Mandetta por enquanto, deixou claro quem manda, colocou o Dr. Kahlil na linha de frente, em uma semana desmontou o Doria, Witzel, David Uip, Maia, Globo e por fim Mandetta. E o melhor, fez tudo sem falar mal de ninguém. E ainda, Já tinha colocado o exercito pra produzir a Cloroquina, Fez o acerto com a Índia, Liberou o auxilio de R$600,00 com uma logística absurda, abriram milhões de contas em poucos dias, renovando o cadastro de todos brasileiros e ainda está combatendo os hackers tentando pegar a grana. Os brasileiros nunca viram algo parecido na vida, Bolsonaro mostrou hoje porque veio, está cercado de gênios nos bastidores que nem imaginamos, falando com experts e lideres alinhados do mundo há semanas. Deu um verdadeiro show para todos nós os brasileiros que nem sabíamos mais como era ter um verdadeiro líder político! ??????????????????

  • Gumercindo do Dom Aquino
    10 Abr 2020 às 08:07

    Muitas doenças tropicais como dengue zica h1n1 influenza malária e outras mataram e ainda matam muito mais que o novo corona virus. Parece que existe um objetivo macabro por oarte dos governante de espalhar o pânico entre as pessoas. Os empresários estão em desespero sem saber o que fazer. Os empregados e autônomos também estão desesperados com medo de não ter renda para sustento de suas famílias. O momento atual é extremamente preocupante. Até quando teremos que suportar esse clima de incertezas e desespero ? O que pretendem os nossos governantes ? Estamos sendo manipulados de uma forma injusta e cruel. Que Deus tenha misericórdia do seu povo.

  • Joaquim Jose
    10 Abr 2020 às 01:58

    Pior que a imprensa vendida, são os ignorantes terraplanistas que seguem um messias acéfalo e negam as evidencias científicas. Não precisa ser um gênio para saber que há sub-notificação das doenças e mortes. A estrutura dos laboratórios é arcaica e lenta. Estamos olhando os números de casos pelo retrovisor..e o Sr. Realista acha que é essa noticia que vai assustar as pessoas. O que me assusta é a ignorância, a burrice e a incompetência do nosso Presidente.

  • JUSTO VERISSÍMO
    09 Abr 2020 às 23:42

    Ninguém morre na véspera, mais se a pessoa morrer de acidente hoje o laudo e covid13

  • Realista
    09 Abr 2020 às 21:02

    Idoso de 90 anos portador de neoplasia morre na UTI. Suspeita-se que tenha sido de Covid-19. É exatamente assim que a imprensa vendida espalha o boato para provocar o medo nas pessoas e gerar o caos na sociedade.