Olhar Direto

Quarta-feira, 03 de junho de 2020

Notícias / Política MT

Câmara vai articular reabertura do comércio de Cuiabá em horário alternativo

Da Redação - Max Aguiar

10 Abr 2020 - 08:00

Foto: Rogério Florentino - Olhar Direto

Câmara vai articular reabertura do comércio de Cuiabá em horário alternativo
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PTB), deve se reunir na próxima semana com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) para pedir que haja flexibilização no decreto que determinou o fechamento das atividades comerciais de Cuiabá.

Leia mais:
Rondonópolis recebe mais de R$ 4,8 mi do Governo Federal para obras de saneamento básico

Para o presidente, a manutenção dos serviços é essencial para que a população mantenha a renda da cidade e a própria renda familiar durante esse período de pandemia do novo coronavírus. 

Atualmente, apenas os empreendimentos que exercem atividades consideradas fundamentais estão autorizados a abrir as portas, como supermercados, farmácias, posto de combustível e oficina mecânica.

Diante disso, as entidades protocolaram um ofício na Casa de Leis, no qual externam a preocupação com os efeitos na economia e suas consequências em relação manutenção de empregos e a própria sobrevivência das atividades.

O documento é assinado pelos diretores da Fecomércio, FIEMT, Facmat, FCDL, CDL Cuiabá e ACC. Nele, os dirigentes apresentaram algumas sugestões que visam amenizar o impacto da pandemia no comércio.

Dentre as sugestões, está à liberação do comércio e serviços em horário reduzido de funcionamento das 9h às 17h, além do retorno ao horário normal de funcionamento de supermercados e lojas de conveniências, esta última mantendo o sistema de pegue e leve.

Além disso, solicita ainda a liberação para funcionamento normal de restaurantes com limite de capacidade em 50% ou que tenham no mínimo 1,5 m de distância entre as mesas. Neste mesmo sentido, pede o retorno das feiras livres, com o devido acompanhamento da fiscalização evitando aglomeração.

No que tange ao transporte coletivo, as entidades pleiteiam o aumento de 30 para 50% da frota, com restrição de capacidade, a fim de evitar aglomerações.

Por fim, ainda ratificam o pedido que já foi feito pelo Legislativo Cuiabano de postergar o pagamento do IPTU por 90 dias e suspender o recolhimento de ISS até que dure a pandemia.

Para Misael, a flexibilidade do decreto é necessária, uma vez que tem causado prejuízo a diversas famílias, e ainda irá refletir em uma queda brusca na arrecadação do município. 

“O prefeito tem deixado aberto o diálogo e vamos levar a discussão para que o prefeito possa flexibilizar. Entendemos que temos que cuidar da saúde, mas não podemos esquecer de quem gera emprego, gera renda, quem contribuir com a cidade. Então, temos que chegar a um consenso para que fique bem para todos”, finalizou.

35 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Ivanildo nascimento leite
    11 Abr 2020 às 17:21

    Eu concordo que o comércio reabre com cautela, todos máscara para atendimento e álcool gel.

  • Dito Cujo
    11 Abr 2020 às 16:22

    Se for pra reabrir o comércio,que reabra tudo:academias,shopings,sorveterias,salões de beleza e barbearias,etc.Afinal,estes também pagam impostos,geram emprego e renda.

  • Marcelo
    11 Abr 2020 às 15:24

    O Brasil ainda esta com o espaco aereo aberto. Sabe o que isso significa? Voos vindos da Europa e dos EUA ainda estão aterrizando em Guarulhos e no Rio de Janeiro. As fronteiras deveriam ter sido fechadas faz tempo. No dia 20/03 tivemos o primeiro caso conformado de covid-19 em MT. Dia 10/04, o olhadireto noticiou 112 casos confirmados. Não completou nem um mês de intervalo de uma reportagem oara outra. Se com o decreto do monocelha os casos em Cuiabá aumentaram, abrir comércio em horário diferenciado vai ajudar alguma coisa? Obviamente que não! Se quiserem movimentar a economia, para gerar emprego e toda aquela ladainha, fiquei a vontade! O sistema de saúde brasileiro tem leitos e respiradores o suficiente para todos os infetados que teremos, SÓ QUE NÃO! Mas sabem o que vai ser melhor? Isso mesmo, as empresas que prestam serviços funerários e os empresários que produzem caixões vão agradecer o empenho de vocês. Bando de imbecis! ACORDEM!

  • THOMAZ
    11 Abr 2020 às 12:07

    Ai ! vc Maria vai com as mídias, presta atenção ainda não houve atrasos nos pagamentos de salários de funcionários públicos do estado nem da prefeitura, eu quero ver quando começar atrasar se essas MARIAS vai com mídias que aqui pregam quarentena vão ficar quietinhas. Ai eu quero ver as Marias vai com mídias defender saudê, isolamento quando atingir seu bolsos, é fácil falar quando tem salario garantido. A arrecadação vai cair e seus salários vão atrasar, entao dai podem fazer greves e continuarem em casa, pois é isso que querem, nao estão preocupados como as pessoas, saudê e sim como as suas comodidades !

  • Carlos
    11 Abr 2020 às 11:28

    Concordo plenamente o que está acontecendo o comércio parado más a aglomeração nas ruas dos bairros periféricos muitas crianças e até mesmo barbados soltando pipas, vários bares funcionando normalmente....

  • JOACIL
    10 Abr 2020 às 22:28

    *QUARENTENA MUNDIAL* 40 dias durou o dilúvio 40 anos Moises ficou fugido do Egito 40 dias Moises ficou no monte para pegar as tábuas 40 anos durou o Êxodo 40 dias durou o jejum de Jesus 40 dias entre o carnaval e a Páscoa 40 dias mandam a mulher repousar depois de dar a luz. Então, e a Bíblia e o número 40? Um grupo de teólogos acha que o número 40 representa "mudança", é o tempo de preparação de uma pessoa ou povo para dar uma mudança fundamental, algo vai acontecer depois destes 40 dias. Durante a quarentena, os rios estão se limpando, a vegetação está crescendo, o ar está mais limpo por causa de menos poluição, menos roubos, menos assassinatos, a Terra está em descanso pela primeira vez em muitos anos. Na Bíblia, toda vez que aparece o número 40 há uma "mudança" então, durante esse tempo, aproveite com os seus, e voltem ao altar familiar juntos, será de muita bênção, e verão as mudanças que Deus pode agir em você e em sua casa e verá que *“tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus.” Romanos 8:28* Lembrando que estamos no ano de 2020 (20 20 = 40) 40 dias para a libertação espiritual da nossa nação. O melhor está por vir ??

  • PEPEU
    10 Abr 2020 às 21:16

    Tá querendo sair na Foto? Esperou, Esperou e na semana que vem ainda, vai conversar. Fica na casa dos horrores que e melhor. Vamos voltar e pronto.

  • luiz carlos neves
    10 Abr 2020 às 20:16

    Não tem jeito todos só vão levar a sério a doença quando atingirmos níveis alarmantes de consagio como italia, nova York e França! A quarentena é nessessaria para o controle de contagio! que adianta economia e trabalho se todos morrerem

  • Henrique - Morada do Ouro
    10 Abr 2020 às 18:27

    A proposta é boa, porem precisa de melhores adequações, era mais viável escalonar tipos de comércios a serem abertos em determinados dias da semana. Restaurante apenas por entrega. Reduzir o horário ainda mais, 12hs as 17 horas.

  • Edgard Jr
    10 Abr 2020 às 18:17

    O dinheiro do fundo partidário, já está disponível para ajudar na economia pelo jeito né, pelo jeito acabou as opções e só resta mandar o povo seguir vida normal mesmo sem ter os equipamentos de proteção disponíveis para venda.

Sitevip Internet