Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

SÍNDROME AGUDA GRAVE

Secretário diz que não foi notificado sobre números do MPE, mas admite mais de 70 mortes por pneumonia

Foto: Tchélo Figueiredo - Secom MT

Secretário diz que não foi notificado sobre números do MPE, mas admite mais de 70 mortes por pneumonia
O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, disse nesta quarta-feira (29) que ainda não foi procurado ou informado pelo Ministério Público sobre os dados repassados à imprensa na terça-feira (28), onde mostra que mais de 260 pessoas já morreram no estado com Síndrome Respiratória Aguda Grave. 


Leia mais:
Número de casos confirmados do novo coronavírus sobe para 263 em Mato Grosso

"Não vou questionar dados que eu não conheço ainda. Não sei o nível de qualidade e como foi feito esse levantamento. Eu trabalho com evidências e números oficiais do Sistema de Saúde. Quando eu tiver em mãos os números do Ministério Público ai eu confirmo. Eu estou pedindo uma cópia do estudo feito. Mas posso assegurar que esses números não são óbitos de Covid-19, mas sim de síndrome respiratória", disse Gilberto.

O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, ressalta que as informações relativas à pandemia da Covid-19 no Brasil e em Mato Grosso ainda não estão claras. Segundo ele, o Ministério Público vem buscando várias outras formas para embasar a sua atuação.

Aos jornalistas, durante coletiva via redes sociais, Gilberto disse que os números de Mato Grosso estão sendo contabilizados diariamente e que os dados de Covid-19 são precisos. Porém, se comparado dados de outros anos, onde pessoas também morriam por motivo de síndrome respiratória aguda grave, os números estão iguais. 

"Só em 2020 são 77 mortes por pneumonia bacteriana. Outras mortes ocorreram devido influenza, bronquite, gripe e outras patologias que influenciam a respiração. Mas de Covid-19 temos 11 mortes, felizmente ou infelizmente. Eu posso assegurar que eses 260, citados pelo Ministério Público não faleceram por Covid-19. Em média, nos ultimos anos, Mato Grosso registrou no mesmo período desse ano de 173 a 290 óbitos por síndrome respiratória. Os números variam", comentou. 

Sobre as subnotifcações, o secretário explica que pode ter mais pessoas infectadas, porém não se pode contabilizar quem não vai ao médico fazer exames. "Tudo aquilo que depende da ação do ser humano pode ter falha. É possível que não teve um notificado? É possível. Mas, não podemos contar os pacientes que não foram ao médico buscar medidas. Alguns foram infectados e até já se curaram. Outros não foram ao médico e por isso não tem como notificar. Com certeza tem mais gente infectado, mas não temos como saber se alguém está infectado se a pessoa não buscar apoio médico", concluiu. 

Até a tarde de terça-fira (28), Mato Grosso tinha 263 casos de coronavírus e 11 mortes em todo Estado. Nas últimas 24 horas, surgiram sete novas confirmações em Cuiabá (1), Lucas do Rio Verde (2), Confresa (2), Nova Mutum (1) e Jangada (1). Dos 263 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 83 estão em isolamento domiciliar e 153 estão recuperados. Há ainda 16 pacientes hospitalizados, sendo 10 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e cinco em enfermaria.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet