Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Cuiabá

Polícia cumpre mandados em clínicas veterinárias para apurar caso de 18 cães encontrados mortos

Foto: Reprodução

Polícia cumpre mandados em clínicas veterinárias para apurar caso de 18 cães encontrados mortos
A Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) cumpriu, na manhã deste sábado (15), mandados de buscas e apreensões em cinco clínicas veterinárias da Capital, deferidos pela Vara Especializada do Meio Ambiente, para apurar o descarte de animais mortos em uma área de mata, na região do Jardim Imperial, em Cuiabá.


Leia mais:
Polícia encontra 18 cães mortos em matagal de Cuiabá; veja vídeo

A ação, coordenada pela delegada Liliane Murata Costa, apura o descarte de 18 animais mortos encontrados em um córrego, próximo a um condomínio do Jardim Imperial.

A delegacia tomou conhecimento do fato na quinta-feira (14), e imediatamente foram realizadas diligências no local, onde os policiais localizaram cães já mortos, uma placenta com filhotes também mortos, todos descartados inadequadamente.

O ato pode ser enquadrado em várias situações previstas na Lei de Crimes Ambientais: O artigo 32 define como crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena prevista é de detenção, de três meses a um ano, e multa.

Já o Artigo 54 pune a conduta de causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora. A pena é de reclusão de um a quatro anos, além de multa.

O Artigo 68 define que é crime “Deixar, aquele que tiver o dever legal ou contratual de fazê-lo, de cumprir obrigação de relevante interesse ambiental”. A pena prevista é e detenção, de um a três anos, e multa.

O nome das clínicas não foi divulgado. O caso continua a ser investigado.

O caso

A Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) encontrou 18 cachorros mortos e uma placenta com filhote, em uma aréa de mata no bairro Jardim Imperial, em Cuiabá, na tarde de quinta-feira (14).

Conforme a Polícia Civil, a Delegacia tomou conhecimento do caso de maneira extraoficial. As diligências seguem para identificar o responsável pelo descarte irregular dos animais. 

Um vídeo que Olhar Direto teve acesso mostra os animais de diversos tamanhos em uma via não pavimentada. Ao que tudo indica, eles estariam na Rua Zumbi dos Palmares, nas proximidades de um condomínio.

Ainda não se sabe qual a causa das mortes, pois os animais estavam congelados. Laudo da perícia é aguardado.  

As imagens abaixo são fortes:


 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet