Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Cor vermelha nos esportes influencia a avaliação do árbitro

Psicólogos do esporte na Universidade de Münster, na Alemanha, mostraram vídeos de lutas a 42 árbitros experientes. Em seguida, mostraram os mesmo clips novamente, digitalmente manipulados de modo que as cores de vestuário fossem trocadas. O resultado? A pontuação foi trocada também, com os concorrentes em vermelho ganhando uma média de 13% mais pontos do que quando eles estavam vestidos de azul. O estudo foi publicado na revista Psychological Science.


"Se um concorrente é forte e outro fraco, não vai mudar o resultado da luta", diz Norbert Hagemann, que liderou o estudo. "Mas quanto mais parecidos forem os níveis, mais facilmente a cor influenciará o pender da balança."

Esta é apenas uma peça mais recente de pesquisas que sugerem que a exposição a determinadas cores pode ter um efeito significativo sobre como as pessoas pensam e agem. Até agora a maioria das pesquisas tem se concentrado na roupa vermelha no esporte, mas outras cores e configurações estão sendo investigadas também. Segundo os cientistas, está se tornando claro que as cores podem ter um importante efeito sobre os caminhos desconhecidos pelos quais vaga a nossa mente.

A influência das cores no sucesso desportivo foi descoberta pela primeira vez há alguns anos atrás, quando os antropólogos evolucionários Russell Hill e Robert Barton, da Universidade Durham, no Reino Unido, estava procurando alguma maneira de testar a ideia que as cores influenciam o comportamento humano. Os Jogos Olímpicos de Atenas 2004 foram chegando e ficou claro para eles que em algumas modalidades olímpicas de combate - boxe, taekwondo, luta greco-romana e luta livre -, os concorrentes recebem aleatoriamente um kit vermelho ou azul. "Nós percebemos que se tratava de um experimento pronto para estudar os efeitos da cor no resultado da partida", diz Barton.

Quando analisados os resultados, eles descobriram que a cor da camisa parece ter influenciado o resultado, com quase 55% das lutas sendo vencidas pelo concorrente em vermelho. E nas lutas de proximidade, 62% foram vencidas pelos de vermelho. "Deveria ter sido mais ou menos 50% vermelho, 50% azul, e este foi um desvio estatisticamente significativo", diz Barton. "Habilidade e força podem ser os fatores principais - se você é um lixo, uma camisa vermelha não vai te fazer parar de perder, mas quando as lutas são relativamente simétricas, a cor faz a diferença."

Barton diz que a diferença pode ser explicada, em certa medida, pela preferência inconsciente do árbitro para o vermelho - o que ele defende é uma preferência hereditária. Ele também acredita que a cor afeta o humor dos combatentes e também seu comportamento. "Agora há boas evidências experimentais que os estímulos vermelhos são percebidos como dominantes e que causam efeitos negativos sobre o desempenho dos outros ao vê-los", diz Barton. "É plausível que vestir vermelho também faça com que os indivíduos se sintam mais confiantes, embora isto ainda não tenha sido testado".

O vermelho também parece exercer a sua influência nos jogos de equipe. No ano passado, um estudo de 56 temporadas do futebol Inglês, liderado por Martin Attrill da Universidade de Plymouth, Reino Unido, concluiu que, em média, as equipes cujos uniformes eram vermelhos terminaram o campeonato com melhor pontuação e venceram mais jogos em casa do que as equipes em outras cores - o que poderia de alguma maneira explicar porque o Liverpool, Manchester United e Arsenal venceram 38 dos 63 títulos da liga entre eles desde a segunda guerra mundial (dados do Journal of Sports Sciences, volume 26.)

Uma análise não publicada por Hill e Barton da fase final do campeonato de futebol Euro 2004, constatou que as equipes que tinham o vermelho como cor principal em um de seus uniformes venceram mais vezes e fizeram mais gols quando jogavam justamente com esses uniformes.

Enquanto isso, um grupo liderado por Iain Greenlees da Universidade de Chichester, Reino Unido, descobriu que os goleiros de futebol se sentiam mais confiantes para defender penaltis vestindo camisas brancas, em vez de vermelhas ( resultado publicado também no volume 26 do Journal of Sports Sciences).

Claramente, o efeito das roupas vermelhas é forte o suficiente para fazer pender a balança de lutas e partidas de futebol, mas como isso se originou?

Uma possibilidade é que o vermelho é simplesmente mais fácil de ver do que as outras cores. Em comum com outros primatas, os seres humanos têm um sistema visual tricromático que provavelmente evoluiu para permitir-nos ver com mais facilidade o vermelho (portanto maduro) das frutas.

"É plausível que as diferenças de visibilidade podem ter alguns efeitos", diz Barton. "Verificamos essa explicação no futebol, prevendo que os times de camisa vermelha teriam aumentada a precisão nos passes. Mas não encontramos esse efeito. Portanto, a visibilidade não parece ser a resposta."

A resposta parece estar mesmo na influência da cor na psique humana. Mas isso precisa ainda ser mais investigado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet