Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Política MT

ALERTA

Secretário critica ações em Cuiabá e diz que lockdown seria possível freio para a pandemia

Foto: Rogério Florentino - Olhar Direto

Secretário critica ações em Cuiabá e diz que lockdown seria possível freio para a pandemia
Mais um capítulo da queda de braço entre Governo do Estado e Prefeitura de Cuiabá parece que está começando. Em coletiva nesta terça-feira (9), o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, voltou a dizer que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) errou ao fechar tudo quando se tinha um caso de Covid-19 na capital e que o mais prudente agora seria não perder tempo e rever suas atitudes de flexibilização do comércio. 


Leia mais:
Infectologista diz que ineficácia de respiradores adquiridos por MT na China é “fake news”

Para Gilberto, o lockdown (fechamento de tudo) seria uma saída para frear a pandemia no Estado, tendo em vista que os leitos estão colapsados e muitos pacientes poderão não ter mais respiradores e UTIs caso precisem de tratamento para o vírus que assola o mundo. Vale ressaltar que nesta terça-feira (9), bares, restaurantes e similares estão com liberação para funcionamento na capital.
 
"Sem dúvida nenhuma que os casos vão aumentar. No momento que a gente tinha um caso fechou tudo. Qual é a lógica abrir tudo nesse momento que o número de caso explode? Agora se ele terá que decretar lockdown ou não, é uma decisão dele [Emanuel Pinheiro]. Além de pensar em fazer isso, ele tem que pensar o mais rápido possível, sem nenhum minuto de atraso, liberar os leitos municipal de UTI para receber pacientes. Cadê os leitos do Hospital São Benedito?", questiona Gilberto durante sua live. 

O secretário ainda afirma que não é somente Cuiabá que precisa pensar em fechar tudo, mas sim as cidades que tem números elevados de pacientes e casos em situação de Covid-19. 

Para Gilberto, se cada prefeito utilizasse o recurso financeiro federal para tentar ajudar o estado na criação de UTI ou compra de equipamentos, a situação poderia estar melhor. No entanto, usando Cuiabá como exemplo, Gilberto diz que antes de decretar o fechamento de qualquer coisa, é necessário abrir as vagas disponíveis e ainda por cima dar acesso para a população. 

"A UPA do Verdão estava fechada até ontem. O Hospital São Benedito não foi aberto para a regulação. Antes de qualquer coisa, é necessário cada um ver sua responsabilidade. Estamos no combate à pandemia. E outro detalhe que vou novamente dizer. Parem de sair para festinhas, resenhas, shopping. Está feia a coisa. Não temos leitos para todo mundo", pontuou o secretário. 

Por meio de nota, a secretária de Saúde Municipal de Cuiabá, anunciou que os tratamentos de pacientes da capital estão sendo feitos no Hospital Referência para a Covid-19, antigo Pronto-Socorro e quando as vagas desse hospital suprirem toda a necessidade, as vagas do São Benedito serão colocadas à disposição. 

"No hospital de referência temos 55 leitos só de UTI para COVID. Após a ocupação total, os pacientes serão regulados para o São Benedito (mais 40 leitos de UTI só para COVID)", disse a Prefeitura de Cuiabá através da assessoria de comunicação.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet