Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

DE VOLTA PARA CASA

Trabalhadores retornarão à Bordolândia nesta terça-feira

Após anos de luta pela posse da fazenda Bardolândia, cerca de 600 famílias retornam às terras nesta terça-feira (1), após a decisão judicial de reintegração de posse aos trabalhadores acampados.

Após anos de luta pela posse da fazenda Bardolândia, cerca de 600 famílias retornam às terras nesta terça-feira (1), após a decisão judicial de reintegração de posse aos trabalhadores acampados. No entanto, outras 300 famílias ainda ficarão alojadas na cidade devido a ausência de transporte escolar. Mas deverão retornar assim que o problema for resolvido junto ao município de Bom Jesus do Araguaia.


O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Ribeirão Cascalheira, Aires José Previsol, informou ao Olhar Direto que os trabalhadores retornam amanhã com a garantia de que o proprietário da fazenda não irá recorrer da decisão. Ele garante também que o clima para reintegração de posse é tranquilo.

Em 17 de junho, dois trabalhadores foram assassinados durante um conflito com caminhoneiros e desde então o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) vem tentando resolver o impasse. Em julho, trabalhadores, autoridades, e o próprio dono da fazenda participaram de uma reunião na sede do órgão em Brasília.

O maior problema era com relação ao valor da fazenda pago pelo Incra. Mas segundo Aires José, este assunto está sendo tratado entre Incra, Ministério Público Federal e o proprietário das terras.

O impasse jurídico iniciou em 1997 quando o Banco do Brasil solicitou a reintegração de posse, no entanto, em 2003 a instituição financeira repassou as terras para os trabalhadores.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet